Como aumentar a velocidade de transferência de arquivos no Windows 10

O Windows 10 é um sistema operativo extremamente eficiente e poderoso, mas que apresenta também algumas deficiências. Uma das mais comentadas por pessoas de todo o mundo é a falta de velocidade de transferência de dados, o que torna a vida de muitos profissionais e usuários mais complicada.

Contudo, este é um problema de fácil resolução. Até para quem não está habituado a lidar com este tipo de ferramentas digitais, existem no mercado várias opções que permitem compensar este problema de uma forma muito fácil, simples e eficaz. São aplicativos e softwares extremamente intuitivos, que vamos abordar nas linhas seguintes.

No entanto, antes de se ligar à internet para fazer o download destes programas, não se esqueça de manter a sua segurança e privacidade. É fundamental adotar sempre uma postura sensata e responsável enquanto navega na rede, de forma a garantir a proteção dos seus dados pessoais. A melhor forma de manter os seus dados protegidos continua a ser com as melhores VPNs para Windows, disponíveis na internet com várias funcionalidades, de acordo com as suas reais necessidades.

EASEUS TODO PCTRANS, O MELHOR SOFTWARE PARA TRANSFERIR DADOS RAPIDAMENTE

Ele tem um nome longo e complicado, mas o EaseUs Todo PCTrans é, provavelmente, o melhor e mais poderoso software para aumentar a velocidade da transferência de dados no Windows 10 da atualidade. Além disso, é extremamente fácil de instalar e intuitivo que até mesmo o usuário mais novato o dominará em poucos passos. 

Ao instalar este programa, a velocidade de transferência de dados deixa de ser uma preocupação, além de oferecer outras vantagens aos usuários. Nomeadamente o fato de poder transmitir um número ilimitado de arquivos sem qualquer perda de velocidade, incluindo para HDs externos ou pendrives. O mesmo acontece em possíveis transferências de arquivos entre dois computadores ou dispositivos.

O Easeus Todo PCTrans é totalmente gratuito para qualquer formato de arquivos com um tamanho máximo de 500 megabytes. Acima disto, o usuário encontra diferentes planos de pagamento de acordo com as suas necessidades e interesses. O software pode ser adquirido e baixado na sua página oficial e são vários os métodos de pagamento aceitos.

OUTRAS FORMAS DE AUMENTAR A VELOCIDADE DE TRANSFERÊNCIA NO WINDOWS 10

Se, por outro lado, pretende aumentar a velocidade de transferência de arquivos no Windows 10 sem recorrer à instalação de qualquer aplicativo ou software, existem algumas dicas e conselhos que você pode adotar de forma muito rápida e simples. Não serão provavelmente tão eficazes quanto a opção que demos anteriormente, mas certamente farão alguma diferença.

Por exemplo, comece desativando o Auto-Tuning do Windows. É certo que esta funcionalidade melhora o desempenho de vários programas e softwares, principalmente os que trabalham com dados TCP, mas na maioria dos casos desativar esta função pode aumentar consideravelmente a velocidade de transferência de arquivos na sua máquina. Outra dica parecida é desativar o RDC (Remote Diferencial Compression).

Se o seu problema de transferência de arquivos ocorre com um dispositivo USB, procure certificar-se de que ele está em boas condições. É muito fácil este tipo de pendrives USB ficarem corrompidos e isso afeta significativamente a velocidade de transferência de dados. Assim, procure formatar regularmente os seus dispositivos de armazenamento, de forma a evitar situações deste tipo.


Finalmente, dê preferência também a partições NTFS em vez de FAT nos seus dispositivos USB ou HDs externos. Este simples procedimento ajuda também a aumentar o desempenho destes dispositivos sem prejuízo para a sua máquina, melhorando a eficiência e a velocidade de transferência de dados no Windows 10. Ou seja, conforme o seu caso ou necessidade, adote uma destas simples dicas e melhore significativamente a performance do seu computador.