Meu filho usou meu cartão: 3 dicas sobre o que fazer

As gerações mais novas estão cada vez mais conectadas com a internet. Com isso, desde pequenos nossos filhos já jogam online e se habituam com o mundo digital.

Mas isso também gera um problema: a alta oferta de produtos em e-commerce e a facilidade de compra informando alguns dados do cartão de crédito.

Por isso, se o seu filho usou o seu cartão, este texto é para você. Vamos te contar sobre os cuidados que devem ser tomados e como evitar problemas através da educação financeira. 

Cuidados com o cartão na internet

Quando você faz uma compra online, geralmente tem a opção de deixar o seu cartão cadastrado para realizar outras compras posteriormente com apenas alguns cliques.

Isso pode parecer uma vantagem que gera praticidade. Mas pode ser um problema, principalmente quando falamos de grandes lojas do varejo que vendem um pouco de tudo. 

Então se você tem um filho que usa os mesmos dispositivos ou contas que você, recomendo que não deixe cartão de crédito cadastrado em lojas online para que ele não faça compras sem você saber.

3 passos a tomar quando seu filho usa seu cartão

Mas se você está chegando nesse texto porque o seu filho já usou o seu cartão de crédito, não se preocupe porque há formas de corrigir esse problema.

Direito de arrependimento

Primeiramente, você pode contar com o direito de arrependimento. Ele está no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 49. De acordo com a lei, você pode se arrepender de uma compra que não tenha sido feita no estabelecimento físico em até 7 dias, e receber o reembolso dessa compra. E nem precisa justificar os motivos.

Ou seja, se você tiver percebido a compra em menos de uma semana que ela tenha acontecido, ainda consegue cancelá-la. E isso é muito comum já que a maioria dos bancos envia uma notificação para você a cada compra efetuada.

Direitos do consumidor

Porém, se você descobriu compras antigas efetuadas pelo seu filho com um prazo superior a 7 dias, é um pouco mais difícil solucionar sua situação.

Você pode procurar o Procon que servirá como mediador para garantir os seus direitos de consumidor. Mas se o seu filho já estiver fazendo uso do produto, como em casos de jogo online, será mais difícil conseguir o reembolso. 

Uma estratégia que você pode usar é perguntar ao seu filho como ele ficou sabendo da venda do produto. Publicidade infantil é um assunto levado muito a sério no Brasil porque crianças são consideradas influenciáveis e as empresas são proibidas de cometer abusos de marketing.

Assim, caso você encontre propagandas que se encaixem neste perfil, pode apresentar ao Procon para provar que seu filho foi induzido à compra.

Ensine a ele sobre finanças

Depois de conseguir resolver o problema da compra, é essencial ensinar educação financeira para o seu filho para que ele não volte a cometer os mesmo erros e faça outras compras com o seu cartão de crédito.

As crianças não entendem o valor do dinheiro e nem as consequências que compras descontroladas podem ter, como ficar negativado ou até precisar pedir empréstimo online.

Por isso, você pode ensinar a ela sobre noções básicas de finanças e cartões de crédito, mostrando como funcionam os juros rotativos do cartão para que ela entenda o perigo de fazer compras sem a sua autorização.

Aproveite, também, para explicar sobre a importância de guardar dinheiro e pagar contas sem atrasos.

Cuidados com crianças e cartões de crédito

Cartões de crédito seguem sendo os principais responsáveis por fazer os brasileiros se endividarem. Assim, se você conseguir educar o seu filho desde pequeno sobre este tema, ajudará a torná-lo um adulto muito mais responsável e com menos riscos financeiros.

Além disso, recomendo que você também alerte seu filho sobre os cuidados que ele deve ter em ambientes digitais.

Assim como crianças são mais influenciáveis para se encantar por propagandas de brinquedos, elas também são mais fáceis de enganar, podendo cair em golpes. 

Por isso, você pode exemplificar algumas situações com seu filho mostrando problemas que podem acontecer e como ele deve reagir para se prevenir. E sempre, é claro, te contando o que aconteceu.

Considerações finais

Este texto teve o objetivo de auxiliar você a saber o que fazer quando seu filho usa o seu cartão de crédito.

Ressaltamos que você tem direitos e pode cancelar uma compra online até 7 dias após ela ter sido efetuada.

Além disso, empresas não podem abusar de propagandas infantis. Então se o seu filho fez a compra por causa de um marketing apelativo, você também pode exigir os seus direitos no Procon.

Por fim, recomendamos que converse com a criança sobre educação financeira e explique o uso do cartão de crédito. Tudo para que ela entenda os riscos associados às compras desgovernadas e saiba a importância de não adquirir um produto sem antes falar com os pais.