Como configurar o controle dos pais no Google Chrome

Todos sabemos que a Internet nem sempre é um lugar seguro para as crianças. No entanto, o mundo moderno exige que nossos filhos usem a Internet ocasionalmente, seja para aprendizado virtual, um projeto de pesquisa para a escola ou outra circunstância. Independentemente do motivo, você pode facilmente mantê-los seguros configurando o controle dos pais no Google Chrome.

Como configurar o controle dos pais no Google Chrome

Na verdade, existem várias maneiras de estabelecer algum tipo de controle dos pais no Google Chrome. Dependendo das especificidades da sua situação, você pode criar um perfil personalizado para seu filho, ativar o Google Family Link, ativar o SafeSearch ou ativar a navegação segura.

1. Crie um perfil para seu filho no Chrome

Se o seu filho estiver simplesmente usando seu laptop ou desktop para acessar a Internet, você pode criar um perfil personalizado para ele para verificar seu histórico de navegação de tempos em tempos e garantir que ele não esteja acessando conteúdo impróprio.

Para criar um perfil para seu filho no Google Chrome, siga estas etapas:

  • Abra seu navegador Chrome.
  • Vá para o canto superior direito e clique no ícone Perfil.
  • Role para baixo até a seção intitulada “Outros perfis” e clique em “Adicionar”.
  • Você terá a opção de fazer login na sua conta do Google ou criar um perfil sem uma conta. Se seu filho tiver a própria Conta do Google, você poderá fazer login para ele. Caso contrário, escolha “Continuar sem uma conta”.
  • Se você optar por criar um novo perfil sem uma conta do Google, precisará definir um nome para o perfil, escolher um tema de cores e selecionar uma foto de perfil (se desejar).
  • Depois de inserir essas informações, clique em “Concluído”.

O novo perfil agora será uma opção no canto superior direito do seu navegador. No entanto, se você quiser que o Chrome sincronize dados em vários dispositivos, será necessário fazer login em uma conta do Google ou criar uma nova conta do Google para seu filho.

2. Ative o Controle dos pais do Chrome com o Family Link

Se seu filho estiver usando o próprio dispositivo para acessar a Internet ou fazer login em vários dispositivos, convém configurar o Google Family Link para monitorar a atividade dele e mantê-lo seguro. Isso é especialmente benéfico se seu filho estiver usando um dispositivo portátil, como um tablet ou smartphone.

Para configurar o Google Family Link, siga estas etapas:

  • Faça o download do aplicativo Google Family Link no seu dispositivo. Siga as etapas para estabelecer o dispositivo como a conta principal.
  • Faça o download do aplicativo Google Family Link para o dispositivo do seu filho.
  • O aplicativo solicitará que você escolha se este é o dispositivo que deseja supervisionar. Selecione “Este dispositivo”.
  • Selecione a Conta do Google do seu filho para supervisionar ou configurar uma Conta do Google para ele.
  • Digite o código do seu dispositivo quando solicitado. Isso vinculará a conta do seu filho à sua.

A partir daqui, basta seguir mais algumas instruções para concordar com a supervisão e fazer com que a Conta do Google do seu filho “ingresse” no perfil do Family Link. Depois que a conta do Google do seu filho estiver vinculada, você poderá ver a atividade dele no dispositivo móvel e em qualquer computador em que seu filho faça login com a conta do Google.

3. Ative o SafeSearch

Embora a configuração de um perfil ou conta do Google para seu filho permita que você monitore sua atividade online, ativar o SafeSearch é, na verdade, a maneira mais fácil de tornar a experiência de navegação do seu filho segura. Se você não estiver familiarizado com o SafeSearch, é um recurso integrado que basicamente bloqueia resultados impróprios ou explícitos de pesquisas do Google. Embora isso obviamente não desative tudo o que seu filho pode entrar, pode ajudar bastante a impedi-lo de clicar em algo que não deveria.

Para ativar o SafeSearch no Google Chrome, siga estas etapas:

  • Abra o Chrome e vá para Preferências.
  • O primeiro item da lista será “Filtros SafeSearch”. Ative o SafeSearch simplesmente clicando na caixa de seleção ao lado de “Ativar o SafeSearch”.

4. Ative a Navegação segura no Chrome

Embora o SafeSearch ajude a impedir que conteúdo impróprio apareça nas pesquisas do Google do seu filho, ele não protege contra hackers ou sites maliciosos. Felizmente, você também pode ativar a “Navegação Segura” para ajudar com esses problemas.

Para ativar a “Navegação Segura”.

  • Abra o Chrome e clique nos três pontos no canto superior direito.
  • Quando o menu abrir, clique em “Configurações”.
  • Na tela de configurações, clique em “Segurança e privacidade” no lado esquerdo da tela.
  • Na lista no centro da tela, clique em “Segurança”.
  • Você tem a opção de selecionar “Proteção padrão” (a configuração padrão) ou “Proteção aprimorada”. Você vai querer mudar isso para “Proteção aprimorada”.

Monitorando a atividade online do seu filho

Obviamente, o maior motivo para configurar qualquer um desses controles parentais ou configurações de segurança aprimoradas é ficar de olho na atividade online do seu filho e mantê-lo seguro. Portanto, é importante saber como verificar o histórico de navegação do seu filho e bloquear sites potencialmente perigosos.

Verificando o histórico de navegação do seu filho

Se você configurou um perfil para seu filho no Chrome, pode verificar facilmente o histórico de navegação dele seguindo estas etapas:

  • Abra o Chrome e clique no perfil no canto superior direito.
  • Role para baixo e clique no perfil do seu filho.
  • Quando a janela abrir, clique nos três pontos no canto superior direito.
  • Role para baixo até “Histórico”. A partir daqui, você pode visualizar facilmente as abas mais recentes abertas ou clicar em “Histórico” novamente.
  • Se você ativou “Sincronizar”, este menu permitirá que você veja o histórico de navegação do seu filho no dispositivo em que está, além de quaisquer outros dispositivos em que a conta do Google esteja conectada.

Perguntas frequentes

  1. Posso bloquear sites no Chrome?

Embora não haja configurações no Chrome que permitam que os pais bloqueiem sites facilmente, você pode baixar extensões para o Chrome (como BlockSite e Simple Blocker) que permitem bloquear sites. Você também pode bloquear sites usando o Google Family Link (se ativado).

  1. Posso impedir que meu filho exclua o histórico do navegador no Chrome?

Infelizmente, não há como impedir que um usuário exclua o histórico do navegador diretamente do Chrome. No entanto, se você estiver usando um aplicativo de controle dos pais de terceiros ou o Google Family Link, poderá criar configurações para impedir a exclusão do histórico do navegador.

  1. Posso ver o que meu filho faz no modo de navegação anônima?

A menos que você instale um software que registre as teclas pressionadas ou a atividade da tela, você não poderá monitorar nada no modo de navegação anônima.