Como espelhar seu dispositivo Android no Linux, macOS e Windows

Procurando uma maneira de interagir com seu dispositivo Android em seu desktop ou laptop? Se sim, temos aqui a dica certa para você. Quantas plataformas você usa? Quantos dispositivos você usa? Se você é como eu, a resposta para essas duas perguntas pode ser um pouco assustadora. A qualquer momento terei um desktop, laptop, tablet e smartphone aberto e em uso.

Às vezes é bom quando esses dispositivos podem ser associados. Então, quando descobrimos uma pequena ferramenta chamada scrcpy, ficamos emocionados. Por quê? Porque ela te permite facilmente espelhar um telefone Android na área de trabalho e interagir com ele sem ter que ficar pegando sempre o dispositivo.

Agora, há algumas observações sobre a ferramenta. Não é possível desbloquear seu smartphone Pixel 6 na área de trabalho (porque requer uma impressão digital). Também não é possível atender chamadas na área de trabalho. Já na versão espelhada do Android é possível atender chamadas, mas é preciso mudar imediatamente para o viva-voz ou pegar o dispositivo para realmente falar com o chamador. A menos que o chamador seja spam, então você pode simplesmente bloqueá-lo de dentro da janela espelhada.

De qualquer forma, de volta ao scrcpy.

Esta pequena ferramenta é uma verdadeira joia para aqueles que realizam multitarefas além das que a criatura humana deveria ser capaz. Então, vamos continuar com o como fazer.

O que você precisará

Para fazer isso funcionar, você precisará de um dispositivo Android, executando pelo menos o Android 5. Você também precisará de um desktop ou laptop executando Linux, macOS ou Windows. Por fim, você precisará de Opções do desenvolvedor habilitadas no seu dispositivo Android.

Como ativar as opções do desenvolvedor

Antes de poder usar o scrcpy, você precisará habilitar as opções do desenvolvedor. Para fazer isso, abra Configurações e localize Sobre o telefone. Role para baixo até Build Number (número de compilação) e toque nessa entrada sete vezes. Após o sétimo toque, as opções do desenvolvedor serão ativadas.

Em seguida, você deve habilitar a depuração USB. Para fazer isso, vá para Configurações – Opções de desenvolvedor (Programador). Na janela resultante, toque no controle deslizante On/Off da depuração USB até que esteja na posição On.

Como instalar o scrpy

Agora podemos instalar o scrcpy. Embora o aplicativo esteja disponível por meio dos repositórios de aplicativos padrão, essa versão está desatualizada e quebrada. Por causa disso, vamos instalar via snap. Abra uma janela de terminal e instale o scrcpy com o comando:

sudo snap install scrcpy

Quando a instalação estiver concluída, feche e abra novamente a janela do terminal.

Como usar o scrpy

Conecte seu dispositivo Android em seu desktop ou laptop. Você deverá ver um pop-up na tela perguntando se deseja permitir a depuração USB para o dispositivo.

Em seguida, volte para a janela do terminal. Emita o comando:

scrcpy

Uma nova janela deve ser aberta, espelhando o que estiver no seu dispositivo Android.

Agora você pode usar o mouse para apontar e clicar no Android. Uma coisa a notar, para arrastar para baixo a sombra de notificação, clique e segure o botão esquerdo do mouse e arraste para baixo. O mesmo vale para qualquer ação que exija deslizar para cima, deslizar para a direita ou deslizar para a esquerda.

A ferramenta scrcpy é uma ótima (e simples) maneira de interagir com seu dispositivo Android no Linux, macOS ou Windows. Se você está tão ocupado quanto eu, você apreciará muito esta ferramenta.