Como remover drivers antigos no Windows
Para cada dispositivo que você possui em seu computador, você precisa de um driver para que esse dispositivo funcione corretamente. O problema com isso é que com o passar do tempo, seu computador fica lotado de drivers antigos e desnecessários, o que eventualmente pode resultar em problemas no seu PC.
Certamente você pode desinstalar facilmente qualquer driver de dispositivo usando as ferramentas internas do Windows. O problema é que o gerenciador de dispositivos do Windows mostra apenas os dispositivos conectados no momento e não há uma opção para ver drivers ocultos ou antigos. Neste artigo, mostramos como exibi-los e removê-los de seu Windows.
Observação: Este artigo é baseado no Windows 11, mas deve funcionar com versões anteriores, como Windows 10, 8 e 7.
Para desinstalar drivers gráficos e de som, use o DDU
As placas gráficas são dispositivos complexos e, se você comprou uma nova placa gráfica ou atualizou a antiga, pode descobrir que ela não funciona corretamente devido a conflitos de driver.
Se isso acontecer, você pode usar a ferramenta gratuita DDU (ou Display Driver Uninstaller) para desinstalar completamente os drivers antigos da placa gráfica antes de instalar os novos. Esse é um dos poucos utilitários externos que recomendamos, pois o software é livre de malware e possui opções internas específicas para as marcas mais famosas como Intel, NVIDIA e AMD. Ele também abrange os dois principais drivers de áudio: Realtek e Sound Blaster.
Para fazer a desinstalação, siga as etapas abaixo:
- Faça o download do aplicativo. O download é realizado diretamente pelo site do desenvolvedor, que você pode acessar clicando aqui.
- Depois de baixar o aplicativo DDU, copie-o e cole-o em um local conveniente para extrair o aplicativo.
- Depois de clicar no aplicativo DDU, ele pode exigir outra extração. Clique em “OK” para prosseguir.
- Em seguida, você deverá ver um arquivo de aplicativo chamado “Display Driver Uninstaller”. Clique sobre ele.
- Assim que o programa Display Driver Uninstaller (DDU) for iniciado, ele mostrará uma mensagem de aviso dizendo que o DDU detectou que você não está no modo de segurança. Isso significa que a opção de “Limpar e reiniciar” o PC para substituir os drivers antigos está desabilitada.
- Para utilizar o DDU, você precisará abrir o Windows no modo de segurança. Embora existam algumas maneiras de fazer isso, este é o método mais fácil. Na pesquisa do menu Iniciar do Windows, encontre uma configuração do sistema chamada “Alterar opções avançadas de inicialização” e clique no botão “Reiniciar agora”.
- Seu computador será reiniciado com uma tela azul. Usando as teclas de seta, navegue até a tela Configurações de inicialização em “Solucionar problemas -> Opções avançadas -> Configurações de inicialização”. Aqui você encontrará outro botão Reiniciar que deve ser clicado para fazer login no modo de segurança do Windows.
- Em uma reinicialização subsequente, você encontrará algumas opções com o modo de segurança para configurações de inicialização. Cada um é selecionado usando uma entrada numérica. Escolha a opção No. 4 para acessar o modo de segurança.
- O modo de segurança não é diferente do modo normal, exceto que a área de trabalho tem uma tela preta e algumas das funções estão desabilitadas por motivos de segurança.
- Navegue até a pasta onde você salvou o DDU.
- Abra o DDU e selecione o tipo de dispositivo que você deseja desinstalar no menu suspenso. Depois de fazer sua seleção, clique em “Limpar e reiniciar” para que seus drivers sejam completamente desinstalados.
Depois de sair do modo de segurança e retornar ao modo normal, você pode instalar os novos drivers sem nenhum conflito ou interferência dos antigos.
Aviso: certifique-se de manter um backup de todos os seus drivers antigos que podem ser acessados no Gerenciamento de dispositivos (veja abaixo).
Forçar a exibição de drivers antigos
Antes de desinstalar os drivers antigos de seu computador, precisamos forçá-los a serem exibidos.
Para fazer isso, pressione Windows + X e selecione “Windows PowerShell (Admin)” na lista de opções.
Em seguida, digite o seguinte comando e pressione o botão Enter para executá-lo:
SET DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES = 1
O que o comando acima faz é forçar todos os drivers antigos e invisíveis a aparecerem na lista do Gerenciador de Dispositivos. Depois de ter feito isso, você pode prosseguir com a desinstalação.
Desinstalar drivers antigos no Windows
- Pressione as teclas Windows + X e selecione “Gerenciador de dispositivos” na lista de opções.
- Vá para “Exibir” e selecione a opção “Mostrar dispositivos ocultos”. O ponto positivo sobre esse recurso é que todos os drivers antigos estão desbotados, então você possa identificá-los com facilidade.
- Selecione o driver que deseja desinstalar, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Desinstalar”.
Limpeza de disco
Você também pode realizar uma limpeza de disco simples em seu computador para fazer isso:
- Procure o aplicativo Limpeza de disco no menu de pesquisa do Windows. Execute-o como administrador para obter melhores resultados.
- A Limpeza de disco calculará o espaço que você pode liberar em seu computador verificando vários arquivos internos do sistema. Aguarde a conclusão da verificação.
- Na janela pop-up “Limpeza de disco”, você verá diversas opções de arquivos para serem excluídos. Selecione as opções desejadas e clique no botão “Ok”.
- Aguarde alguns minutos até que a Limpeza de disco seja concluída.
Usando esta dica, você pode encontrar e desinstalar facilmente qualquer driver antigo e oculto. Sempre tome cuidado para não desinstalar nada de forma equivocada, pois isso pode causar problemas com o dispositivo de hardware conectado. Além disso, sempre verifique duas vezes antes de desinstalar qualquer driver de seu dispositivo.
Como restaurar um driver excluído?
Geralmente, uma atualização do Windows resolve esse tipo de problema. Ela também reinstalará todos os drivers automaticamente a cada atualização. Se você precisar de um driver excluído no futuro, verifique o Gerenciador de dispositivos para descobrir se há drivers substituídos recentemente em qualquer um dos subtítulos.
Selecione as “Propriedades” desse driver específico clicando com o botão direito do mouse sobre ele para ver se a opção “Reverter driver” está habilitada na guia “Drivers”. Clicar nela irá desinstalar o driver atual e reinstalar o anterior. Você também pode criar pontos de restauração do sistema.