Como saber se sua chave do Windows pode ser usada em outro computador
Você pode conhecer sua versão do Windows (Windows Home ou Windows Pro), mas você sabe se é uma licença de varejo, OEM ou por volume? Essa distinção afeta sua capacidade de utilizar sua chave do Windows em um computador diferente.
Sobre as licenças do Windows
As chaves de varejo são o tipo de licença mais flexível. Você tem permissão para reutilizar essa chave em computadores diferentes. No entanto, você não pode usar uma única licença em vários computadores simultaneamente. Portanto, se você montar um computador totalmente novo, poderá transferir sua licença para ele sem problemas.
As chaves OEM são usadas pelos fabricantes para ativar um novo computador. Elas são destinados a apenas um computador, portanto, estão vinculados ao hardware do sistema (geralmente a placa-mãe) em que a chave é usada.
As chaves de volume são licenças adquiridas por entidades como governos, empresas e corporações. Um administrador de TI determina quais máquinas têm uma licença ativa.
Como descobrir o tipo de licença do meu Windows
A maneira mais rápida de descobrir seu tipo de licença é abrindo o prompt de comando no Windows 10 ou 11 e digitar o seguinte código:
slmgr.vbs /dlv
Para abrir o prompt de comando, basta clicar abrir o Menu Iniciar, digitar “prompt de comando” na barra de pesquisa e pressionar Enter.
Após digitar o código, uma tela informando a qual o tipo de sua licença aparecerá em seu monitor.
Apesar das restrições de licença OEM, você pode realmente reativar uma chave OEM no hardware alterado. Esta opção destina-se principalmente a pessoas cujo hardware teve um problema inesperadado e um substituto foi necessário. As pessoas que vincularam a chave a uma conta da Microsoft terão uma experiência mais tranquila ao fazer isso, mas você pode usar a chave do produto também.