Comunicado importante para quem faz compras online no Pará
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, cresceu o número de registros de estelionatos em compras online no estado do Pará. Sendo assim, principalmente com o período da Black Friday chegando, é fundamental ficar atento e seguir algumas dicas para não cair em golpes.
Saiba mais detalhes.
Cresce o número de fraudes em compras online no estado do Pará
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, com dados dos dois anos anteriores, mostra que o número de estelionatos por meios eletrônicos saltou de 2.344, em 2021, para 12.988, em 2022, no estado do Pará. A nível nacional, a quantidade de registros foi de 120.470, em 2021, para 200.322, no ano passado.
Um dos golpes mais comuns e o que mais causa preocupação para a Black Friday que está por vir, é o do site falso. Ele ocorre quando a vítima compra um produto em um site muito parecido com o original, mas nunca recebe o item. Sendo assim, a recomendação é dar preferência por sites considerados confiáveis.
“O estelionato virtual é difícil de rastrear. O melhor é se prevenir. Uma notícia boa é que está vigorando a Lei 14.155 que incluiu o crime de Fraude Eletrônica no Código Penal. Uma pena que antes era de um a cinco anos de reclusão, passou a ser de quatro a oitos anos mais multa”, disse o advogado André Bastos.
Outros tipos de fraudes bastante comuns são o golpe do WhatsApp, quando o criminoso se passa por um parente ou conhecido, e o phishing, quando e-mails ou mensagens fraudulentas são enviados para obter dados das vítimas.
Entre as principais dicas para não cair em golpes na internet, estão evitar clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail, manter software, antivírus e sistemas sempre atualizados, desconfiar de preços muito abaixo da média, verificar a autenticidade do site acessado e usar cartão virtual em compras online.
Imagem: Reprodução/Freepik