Contas de luz podem ter grande aumento de preço no Pará
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou a revisão periódica das tarifas nesta semana e propôs que a Equatorial Pará reajuste os valores com uma alta média de 16,85% para os seus clientes.
A distribuidora de energia atende 2,94 milhões de consumidores no estado. Uma audiência pública será realizada no dia 16 de junho para debater o ajuste, segundo a Aneel.
Saiba mais informações a seguir.
Conta de luz mais cara no Pará
A Aneel é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Com a revisão periódica das tarifas, que é mais complexa que o reajuste anual, critérios como a avaliação de custos da distribuição, as perdas de energia, as metas de qualidade, entre outros, são avaliados.
As novas tarifas serão cobradas a partir do dia 7 de agosto pela Equatorial Pará. Os consumidores ligados à baixa tensão terão aumento médio de 18,55%. Para os consumidores residenciais, o ajuste será de 18,32%. Já para os que estão ligados à alta tensão, no caso das indústrias, o valor cobrado aumentará em 10,63%.
A Aneel avaliou que os itens que impactaram no valor das tarifas cobradas foram os custos com encargos do setor, transporte e aquisição de energia.
Cuidados com a rede elétrica
Durante o mês de junho, com as festas juninas, há muitas decorações e fogueiras sem supervisão que podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
Por isso, a Equatorial Pará alerta para que medidas de segurança sejam tomadas durante as celebrações para evitar acidentes mais graves.
As tradicionais bandeirinhas devem estar a 4 metros de distância da rede elétrica e não podem ser colocadas em fios de telefone, internet e energia.
Já foguetes e rojões devem ser adquiridos em lojas autorizadas e nunca devem ser soltos perto de pessoas ou da rede elétrica.
Imagem: Reprodução/Equatorial