Douyin: Entenda a diferença do aplicativo que é a versão chinesa do TikTok

Certamente você já assistiu a vídeos ou recebeu conteúdos do TikTok, certo? Esse aplicativo de vídeos curtos ganhou popularidade em 2020, e vem ganhando cada vez mais usuários. No Brasil, o app possui pelo menos 82 milhões de usuários ativos.

Mas você já ouviu falar no Douyin? Essa rede social é usada na China e é semelhante ao TikTok, porém tem suas diferenças. Entenda!

Douyin é o TikTok da China

O Douyin é o aplicativo líder de usuários de vídeos curtos na China. No final de 2022, eram pelo menos 730 milhões de contas ativas. Esta rede social é igual ao TikTok, permite que as pessoas assistam, criem e compartilhem conteúdos rápidos.

Além disso, o logotipo de ambas as redes sociais é o mesmo, e tanto o Douyin quanto o TikTok são controlados pela empresa: ByteDance.

As plataformas são como irmãs gêmeas, porém, desenvolvidas para contextos diferentes. Enquanto o TikTok foi lançado para mercados internacionais, o Douyin foi criado para a China.

Afinal, os países tem regulamentos e políticas diferentes. Especialmente a China, visto que os usuários chineses possuem algumas restrições ao acessarem sites internacionais. O Douyin foi lançado em 2016 na China, e o TikTok em 2017, e logo se popularizou em países asiáticos, como o Japão, Vietnã, Tailândia e Índia.

Qual as diferenças entre o Douyin e TikTok

A logotipo é igual, a interface é praticamente a mesma, e as duas redes possuem menus simples para facilitar a reprodução e criação de vídeos curtos.

Uma das principais diferenças é no armazenamento de dados. Enquanto o Douyin segue leis da China sobre a proteção de dados, o TikTok cumpre as regulamentações dos países estrangeiros.

Além disso, o Douyin possui uma seção na aba “Descobrir” que promove vídeos do Partido Comunista da China e seus ideais, com o objetivo de sobreviver no meio da política.

Gostou do conteúdo? Descubra qual o primeiro vídeo postado no TikTok.

Imagem: Freepik / freepik.com