El Niño pode trazer mais calor e menos chuva para o Ceará em 2024: entenda

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño deve levar menos chuvas e mais calor para o Ceará no ano que vem. As agências de meteorologia estão acompanhando a formação do fenômeno para tentar antecipar qual deve ser sua intensidade em 2024.

Saiba mais detalhes.

Fenômeno deve levar mais calor e menos chuva para o Ceará em 2024

No estado nordestino, há uma preocupação com a diminuição no volume de chuvas nos próximos anos, a partir dos efeitos do fenômeno El Niño. No ano de 2016, quando ele veio com mais intensidade, por exemplo, choveu apenas 317 mm no Ceará, ou seja, 47% abaixo da média histórica para o mês.

Nesse sentido, Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explica que “as águas do Oceano Pacífico já estão mais quentes, vão continuar a aquecer, até o fim do ano vão continuar quentes, e assim vai configurar um El Niño”.

Desse modo, com a diminuição das chuvas, também poderá haver uma redução da nebulosidade, aumentando a quantidade de radiação solar que atinge o planeta. Assim, a previsão é de maior sensação de calor em 2024. Mas ainda não se sabe qual será a intensidade do fenômeno no ano que vem.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), a probabilidade do El Niño se tornar um evento forte ao atingir o seu máximo é de 54%. Nesse sentido, Sakamoto reforça que “se vai ser fraco, moderado ou forte, não dá para afirmar categoricamente”.

No Ceará, os anos de 2010 e 2016 foram aqueles em que o fenômeno foi mais intenso, principalmente no que diz respeito ao volume de chuvas, com 49% e 47% abaixo da média para o período, respectivamente.

Imagem: Reprodução/Freepik