Incêndios em vegetação aumentam no Ceará: veja os números de 2022 e 2023

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMCE), o Ceará registrou um aumento expressivo no número de incêndios em vegetação no comparativo com o ano passado. O crescimento é ainda mais significativo no segundo semestre de 2023. Instituição realiza operação de combate ao fogo.

Saiba mais detalhes.

Corpo de Bombeiros registra aumento de incêndios em vegetação

Entre janeiro e outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMCE) identificou 5.603 incêndios em vegetações do Ceará, um aumento de 46,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, esse número já supera o total registrado em 2022, que foi de 5.214 casos.

De acordo com o órgão, o aumento é ainda mais expressivo durante o segundo semestre deste ano. Isso porque, em setembro, por exemplo, foram identificados 1.757 incêndios em vegetação no estado. Com isso, o mês se tornou o que mais teve registros desse tipo dentro dos últimos cinco anos no Ceará.

Nesse sentido, o Capitão Sócrates Sousa, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, reforça a realização anual da Operação Floresta Branca no estado. Segundo ele, o objetivo da ação é combater os casos de incêndio em áreas de vegetação no Ceará. Durante a operação, a instituição costuma dobrar o número de efetivo.

“É uma operação que busca organizar melhor a resposta operacional do bombeiro para dar resposta a esse número crescente de queimadas e incêndios florestais no segundo semestre. Dobra o efetivo nas unidades de bombeiros que existem para atender essa demanda” ressalta o representante militar.

Vale ressaltar que as previsões não são boas para o estado em 2024, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Isso porque, com a atuação do fenômeno El Niño, o volume de chuvas deve diminuir no ano que vem, o que pode colaborar com um crescimento no número de queimadas.

Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros