Pará implementa aplicativo de monitoramento e presença policial em escolas do estado
O Pará tem investido em segurança nas escolas do estado para prevenção e combate à violência. As cidades paraenses são as primeiras a colocar policiais desde às 7h da manhã nas unidades escolares.
Além disso, o programa Escola Segura, que foi lançado a partir da última segunda-feira, terá aplicativo para que diretores denunciem ações suspeitas na escola de forma rápida e urgente.
Além deste projeto, o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), falou sobre a criação de um Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar que foi encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O objetivo das ações é garantir a segurança de estudantes e professores.
Escola Segura no Pará
O governo estadual do Pará anunciou na última segunda-feira, dia 17 de abril, a criação do programa “Escola Segura”. O projeto traz melhorias para o monitoramento do ambiente escolar e facilita a comunicação entre a Secretaria de Educação e as escolas.
O Pará é o primeiro estado do Brasil a colocar policiais nas escolas diariamente desde as 7h da manhã. Além disso, é onde se concentra o maior suporte psicológico do país, com mais de 300 profissionais, entre eles, psicólogos e assistentes sociais.
O objetivo do programa Escola Segura é garantir a segurança e combater a violência nos ambientes escolares, preservando a vida de estudantes, professores e demais profissionais da educação. O projeto também implementa o aplicativo para monitoramento das instituições de ensino.
Aplicativo Alerta Pará Escola
As escolas do Pará receberam um aplicativo que foi desenvolvido para comunicações de urgência emitidas pela direção das unidades escolares.
O objetivo é o atendimento rápido e urgente dessas demandas pela segurança pública do estado. Através de um toque no botão virtual, o Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop) recebe um alerta e entra em contato com a escola.
Segundo o titular da empresa responsável pela criação do aplicativo Alerta Pará Escola, os diretores receberão o link para cadastro em seus celulares. E em breve todas as escolas do estado deverão estar cadastradas no app.
Imagem: Reprodução / Agência Pará