Estado do Ceará colabora na formulação do “Plano Nacional de Combate ao El Niño”; saiba mais

Na última terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo boletim responsável por monitorar, fazer previsões e apontar quais serão os impactos do fenômeno El Niño neste ano. Nesse sentido, o estado do Ceará também está contribuindo para a produção desse documento.

Saiba mais detalhes.

Cearenses estão colaborando com as observação do fenômeno El Niño

O boletim divulgado nesta semana é elaborado por meio de uma parceria do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com outros órgãos de monitoramento, regulação do uso das águas, gestão de riscos e previsão do clima e tempo. O documento é produzido todo mês para acompanhar o fenômeno.

Nesse sentido, no estado do Ceará, gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e das vinculadas Funceme, Cogerh e Sohidra estão colaborando com o fornecimento de informações que serão usadas na elaboração do boletim. Assim, uma Sala de Crise da Região Nordeste foi criada para propor ações de combate.

Além disso, vale ressaltar que a Sala de Crise da Região Nordeste começou no dia 13 de julho deste ano, através de uma reunião virtual com representantes de todos os estados. O seu objetivo é prevenir e preparar ações de minimização de impactos do fenômeno.

Vale ressaltar que, com base no documento, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) começa a elaborar um Plano de Contingência para Enfrentamento dos Impactos Esperados do Fenômeno El Niño. A iniciativa conta com a colaboração de instituições espalhadas em todo o território brasileiro.

O que é o El Niño?

O fenômeno climático ocorre por causa do aquecimento da superfície do Oceano Pacífico e também da alteração nos padrões de circulação atmosférica observada em todo o planeta. O El Niño está ligado com as chuvas abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e ainda chuvas acima da média no Sul.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Marina Filgueiras