Estudante do Pará fica em 1º lugar em competição nacional
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para adolescentes é promovida todos os anos pela União Postal Universal (UPU), no Brasil. O responsável pela competição é os Correios.
Neste ano, aconteceu a 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas e a estudante do Pará, Edinayana Sarmento, de 15 anos, ficou em primeiro lugar na etapa nacional da competição.
Agora, a estudante vai representar o estado do Pará na fase internacional do concurso, que acontece na Suíça, na sede da União Postal Universal. Confira em detalhes!
O que é o concurso em que a estudante do Pará ficou em 1º lugar e vai para Suíça disputar a fase internacional
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido todos os anos com o objetivo de motivar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar.
É voltado para crianças e adolescentes de até 15 anos e incentiva a criatividade e o desenvolvimento da escrita. No Brasil, o concurso fica sob a responsabilidade dos Correios e tem três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta e última etapa é internacional e fica a cargo da União Postal Universal (UPU), na Suíça.
A primeira melhor carta de cada estado segue para a fase nacional, onde são selecionadas as três melhores redações; após isso, a primeira colocada representa o Brasil na fase internacional.
O Brasil é o segundo melhor colocado a nível internacional no Concurso de Redação de Cartas, ficando atrás apenas da China.
No 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas, a estudante paraense, Edinayana Sarmento, de 15 anos, conquistou a 1ª colocação e vai representar o Brasil na etapa internacional.
A estudante redigiu a redação com o tema “Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes seriam necessários para você cumprir sua missão”. Então, Edinayana, abordou questões de segurança enfrentadas pelos alunos para locomoção até as escolas do Pará.
Ela enfatizou tanto as vias terrestres como as fluviais, uma vez que ambos os meios são utilizados por alunos do estado. Segundo a estudante do Pará, ela não esperava ganhar a 1ª posição do concurso nacional e está ansiosa pelas próximas etapas.
A estudante recebeu um troféu, um certificado e a viagem para Brasília, onde fica a sede dos Correios, para participar de uma cerimônia de premiação. Além disso, ela e a escola vão receber R$ 10 mil e R$ 10.500, respectivamente.
Imagem: Reprodução/Agência Pará