Bahia registra aumento de 22,5% no número de exportações
Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos, o número de exportações da Bahia aumentaram em 22,5% comparado a fevereiro do ano passado, em 2022. Foi exportado pelo menos o equivalente a US$ 742,4 milhões no período.
O aumento no número de exportações se deve principalmente pela retomada de embarques derivados de petróleo.
Exportações baianas de 2023
No ano passado as exportações baianas bateram recorde no agro atingindo US$ 6,37 bilhões, um crescimento de 27,53% comparado a 2021. O principal responsável pelo crescimento foi a cadeia de soja.
Já neste ano de 2023 pode-se dizer que o petróleo e seus derivados tem grande parte da composição das exportações baianas.
Apesar do alto número de exportações a Superintendência de Estudo Econômicos informou que esse número ainda não corresponde o estimado para este ano.
Além disso as expectativas para o ano de 2023 é que os preços médios das exportações fiquem menores do que o ano passado.
Como acontece as exportações no Brasil?
As exportações do Brasil tem destino principalmente para os países como: Estados Unidos, Argentina, Holanda, China e Alemanha. Além disso, o país ocupa a 24ª maior economia exportadora do mundo.
Entre os principais produtos exportados pelo Brasil podemos citar:
- Soja
- Açúcar;
- Minério de Ferro;
- Óleos de petróleo.
O estado da Bahia representa sua importância na exportação brasileira oferecendo principalmente:
- Soja;
- Celulose;
- Óleos combustíveis;
- Algodão bruto;
- Cobre;
- Automóveis.
Além disso, você sabia que o Brasil é líder na exportação de carne de frango desde 2004? Só no ano de 2021 foi produzido 14,3 milhões de toneladas e 32% desse número foi exportado para mais de 150 países.
Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) a alta demanda pela carne de frango brasileira se deve aos cuidados sanitários e sustentáveis de nossos produtores. Assim, entregam serviço de qualidade com segurança.
Imagem: soel84 / Pixabay