Famoso cartunista pernambucano morre após luta contra doença sem cura
Morreu na noite do último domingo, 28 de maio, o famoso cartunista pernambucano Romildo Araújo Lima, conhecido como Ral.
O velório será nesta segunda-feira, 29 de maio, na Funerária Batista, na cidade de Santo Amaro, a partir das 11h. Haverá oração às 13h e o sepultamento será às 14h30 no Cemitério Parque das Flores.
O cartunista, chargista e ilustrador Ral, lutava contra uma doença sem cura, que era degenerativa e progressiva, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Ral, famoso cartunista pernambucano
O famoso cartunista pernambucano, Romildo Araújo Lima, lutava contra a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde 2020. Ela é degenerativa e progressiva, pois afeta o sistema nervoso enfraquecendo os músculos e as funções físicas.
Desde que descobriu a doença, o famoso cartunista pernambucano teve a fala afetada e, em seguida, a mastigação e os movimentos motores, o que o impossibilitou de trabalhar.
Para ajudar no tratamento, foi criado uma loja virtual pelo aplicativo WhatsApp para venda de camisetas e canecas com artes produzidas pelo cartunista.
O artista faleceu na noite deste domingo, 28 de maio, e seu velório e sepultamento serão realizados nesta segunda-feira, dia 29, na cidade de Santo Amaro. Ele era natural da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.
O famoso cartunista de Pernambuco estudou jornalismo e ilustração na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Recife, e na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo.
Ele trabalhou nos principais veículos de comunicação do estado, como o Diário de Pernambuco, o Jornal do Comércio, o Pasquim e a Folha de Pernambuco.
Para 2023, Ral tinha planos de lançar três novos livros de cartuns, lembranças e quadrinhos em tiras, além de montar uma exposição. Além disso, fora da vida profissional, seu objetivo era aprimorar exercícios de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Imagem: Reprodução / O Diário de Pernambuco