Famoso clube de Pernambuco não vai ter divisão para disputar em 2024
Depois de ser eliminado na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz, de Pernambuco, não conseguiu garantir vaga na competição do ano que vem e, por isso, ficará sem nenhuma divisão em 2024. Sendo assim, a equipe do Santa só poderá participar de dois torneios.
Saiba mais detalhes sobre a situação do clube pernambucano.
Neste ano, o Santa Cruz apresenta um aproveitamento de 47%
Com a eliminação na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz só poderá participar do Campeonato Pernambucano e da pré-Copa do Nordeste (se passar da fase preliminar, poderá jogar a etapa de grupos). Essa é uma situação vivenciada também por outros clubes brasileiros.
Para o ano que vem, o Santa Cruz só tem 13 partidas confirmadas, contando os 12 jogos do Campeonato Pernambucano e o jogo agendado da pré-Copa do Nordeste. Para aumentar a quantidade de datas no calendário, deverá passar para a fase de grupos do regional, além de avançar ao mata-mata do estadual.
Em 2023, foram 13 vitórias, 16 empates e 10 derrotas do Santa Cruz.
Casos semelhantes no Brasil
O CSA é um exemplo, uma vez que passou os anos de 2011 e 2015 sem participar de nenhuma divisão do Brasileirão. Outro caso é o do Remo, que ficou fora do calendário de competições nacionais em 2011. Em 2009 e 2013, aconteceu a mesma situação, mas o clube paraense tinha ao menos a Copa do Brasil.
Uma equipe em situação parecida com a do Santa Cruz é o Joinville, que está de fora das competições nacionais, não conseguindo acesso à Série D de 2024. Caso queira participar da Copa do Brasil no ano que vem, o clube catarinense deverá vencer a Copa Santa Catarina, que começa no dia 30 de agosto.
Imagem: Reprodução/Pernambuco Press