Famoso jornalista morre aos 77 anos em Pernambuco

Na tarde do último sábado (11), morreu o jornalista, escritor e pesquisador recifense Leonardo Dantas Silva, aos 77 anos. A morte foi confirmada pela sua filha, que destacou o amor do pai pelo estado de Pernambuco e pela cultura. O jornalista era um dos especialistas na história do carnaval pernambucano. Saiba mais detalhes.

Morre o famoso jornalista Leonardo Dantas Silva em Pernambuco

De acordo com sua filha e também jornalista Mariana Dantas, que confirmou a morte de Leonardo Dantas Silva, seu pai faleceu pouco antes das 15h no Hospital Unimed, no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife. O jornalista, escritor e pesquisador recifense estava tratando uma fibrose pulmonar.

O velório acontecerá na casa do escritor, na Torre, na Zona Oeste do Recife, enquanto que o sepultamento será realizado no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió. Depois de confirmar a morte do pai, Mariana destacou o amor do jornalista pelo estado de Pernambuco, pela cultura e ainda pela história.

“Era um homem incrível. Um homem, que fez tudo por amor ao estado, tudo por amor a Pernambuco. Em 2009, tive a oportunidade de fazer um documentário sobre ele, que se chama justamente ‘Por amor a Pernambuco’, porque Leonardo sempre fez tudo por amor. Por amor à cultura, por amor à história”, disse.

Quem foi Leonardo Dantas Silva

O jornalista, escritor e pesquisador recifense se formou em direito na Universidade Católica de Pernambuco e, ao longo da carreira, assumiu diversos cargos, como diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, além de presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Além disso, publicou 64 livros no decorrer de sua vida. Vale ressaltar que, no ano passado, foi escolhido Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ademais, Leonardo ficou conhecido como um dos maiores especialistas no país da história do carnaval pernambucano e ainda do período do Brasil Holandês em seu estado.

Imagem: Reprodução/TV Globo