Como formatar o Android e restaurar as configurações de fábrica

Talvez seu celular esteja travando demais, lento demais e apresentando tantas falhas que você fica imaginando ter que usá-lo, mesmo depois de ter realizado várias atualizações.

Quando esses problemas começam a aparecer, pode ser a hora de você tentar solucioná-los por meio da formatação.

A formatação é um recurso eficiente e permite que seu celular usado restaure os padrões de fábrica, eliminando vários tipos de problemas que podem estar afetando seu aparelho, melhorando, desta forma, seu desempenho.

Se você percebeu que, talvez, seu celular precise ser formatado, mas se sente inseguro, receoso de perder todos os seus dados e mídias salvos, fique tranquilo. Elaboramos este artigo com os principais passos para realizar uma formatação bem sucedida. Fique conosco e confira!

Motivos para formatar o celular

São inúmeros os motivos possíveis para fazer com que uma formatação seja necessária, no começo do texto comentamos algumas delas. Veja quando formatar o seu celular:

  • Se você ganhou um celular usado e precisa apagar as informações do antigo dono;
  • Se você for vender os doar seu celular usado para outra pessoa;
  • Solucionar problemas no software e no mau funcionamento dos aplicativos, que podem ocorrer devido a infecção por vírus, falta de espaço no armazenamento  e até mesmo atualizações do próprio sistema operacional;
  • Travamentos frequentes;
  • Lentidão durante o uso do aparelho;
  • Aumento na temperatura do aparelho, que pode se ocasionada por componentes apresentando erros frequência e sem motivos; 
  • Descarregamento rápido da bateria do celular.

Independente de qual for o seu motivo e necessidade, resetar o celular para restaurar suas configurações de fábrica, pode te ajudar a remover os problemas que te impedem de ter uma boa experiência com seu aparelho. 

Como formatar meu celular?

Depois de identificar os problemas e chegar a  conclusão de que a solução para o seu aparelho é a formatação, chegou a hora de saber como fazê-la.

Apesar da grande quantidade de modelos e marcas, disponíveis no mercado e das diferenças encontradas entre eles, o processo para formatação no Android basicamente não se altera, seja qual for o tipo de celular, ele vai se manter mais ou menos o mesmo. 

Separamos um passo a passo com alguns modelos mais vendidos no mercado para você se orientar:

Samsung:

  1. Acesse o ícone “Configurações”;
  2. Clique em “Gerenciamento Geral”;
  3. Escolha a opção “Restaurar”;
  4. Selecione “Restaurar configurações de fábrica”;
  5. Clique em “Redefinir” e logo em seguida “Apagar tudo”.

Motorola:

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Clique em “Fazer backup e redefinir”;
  3. Selecione “Restaurar dados de fábrica”;
  4. Clique em “Restaurar telefone” – Neste processo é importante que seu aparelho esteja com a bateria carregada.

Xiaomi

  1. Acesse “Configurações”;
  2. Em “Sistema e Dispositivo”, clique em “Configurações adicionais”;
  3. Clique em  “Fazer backup e redefinir” e selecione “Configuração original”;
  4. Em “Redefinir telefone”. Sera solicitada sua senha, depois de informar clique em “Ok”;
  5. Ao aparecer uma mensagem na tela só selecionar “Avançar” e o aparelho iniciará a formatação.

Seja qual for seu aparelho, o processo de formatação excluirá todas as informações, aplicativos baixados, fotos, vídeos, arquivos, etc., que estejam no seu celular, por isso é importante que antes do processo, você tenha certeza do que pretende manter ou excluir. 

Não ignore estas etapas antes da formatação

Falaremos um pouco mais sobre algumas etapas importantes no processo de formatação, para que você não se arrependa por ter perdido arquivos que gostaria de manter. Por isso:

1. Apague arquivos desnecessários

Uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente e fazer ao decidir-se pela formatação é a necessidade de fazer uma limpeza no seu celular. 

Comece deletando aplicativos que você usa pouco, arquivos que não quer mais guardar ou que já estão salvos na nuvem, como fotos, vídeos, arquivos de mídias como whatsapp, instagram e facebook, e outros documentos.

Esse processo facilita a formatação, tornando o celular mais leve e contribuindo na hora de restaurar os arquivos salvos, além de evitar a exclusão de arquivos por engano.

2. Não esqueça do backup

Outra etapa fundamental é a realização do backup de seu aparelho, que nada mais é do que armazenar os arquivos para que eles não sejam perdidos.

O backup é muito importante, pois se você for formatar o aparelho sem esta ação perderá todos os seus arquivos.

Assim como o processo de formatação, o backup pode variar um pouco, dependendo de cada aparelho e sistema operacional. Vamos aos passos básicos para realizar o backup no Android. Veja:

  1. Certifique-se de estar conectado a uma rede Wifi;
  2. Clique em “Configurações”
  3. Acesse a opção “Contas” ou “Contas e backup”
  4. Dê permissão para que seus arquivos possam ser salvos em sua Conta do Google e deixe a opção de sincronização e backup ativada.
  5. Depois, acesse a aba de configurações e selecione a opção de “Backup”.

E se a formatação não resolver?

Se, mesmo após o processo de formatação, seu celular ainda não funcionar direito, considere levá-lo a um técnico ou especialista para que ele possa avaliar a situação e definir se seu celular tem solução ou não.  

O importante é tentar todas as alternativas possíveis antes de pensar em gastar dinheiro devido a problemas que podem ser facilmente resolvidos. 

Neste texto você pode contar com informações necessárias para entender de uma vez por todas a função da formatação para celulares e como realizá-la de forma adequada.

Conta pra gente: Conseguiu resolver o problema no seu celular?