Fortaleza e as mudanças climáticas: previsões de calor e chuvas intensificadas até 2100
De acordo com uma nova pesquisa, Fortaleza, capital do estado do Ceará, deve ter uma elevação de temperatura de 4 °C e um aumento de 40% de chuvas até o ano de 2100. Pesquisadores não conseguem definir quais serão os impactos dessas mudanças na cidade, já que “modificaria praticamente tudo”.
Saiba mais detalhes a respeito desse novo estudo para a capital cearense.
Mudanças climáticas levarão calor e chuva a Fortaleza até o ano de 2100
Segundo o mais novo levantamento, Fortaleza, capital do estado do Ceará, deve ficar mais quente e enfrentar mais chuvas até o ano de 2100 por causa das mudanças do clima. De acordo com a pesquisa, os termômetros ficarão 4 °C mais altos e as precipitações deverão aumentar 40% na cidade cearense.
O levantamento foi feito pela plataforma “Informação Climática”, desenvolvida pelo Instituto Sueco de Meteorologia e Hidrologia, ligado à Organização Meteorológica Mundial, Programa Mundial de Pesquisa Climática e Fundo Verde do Clima. Na pesquisa, o histórico entre 1981 e 2010 foi usado como base.
Nesse sentido, em relação aos impactos futuros que essas mudanças climáticas trarão para a capital cearense, Marcelo Soares, que é pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que “é difícil de responder porque modificaria praticamente tudo”.
“Desde (a proliferação) de doenças, como zika, chikungunya e dengue, até a modificação do sistema econômico, porque todas as áreas litorâneas têm o risco de perda de negócios e movimentação pela possibilidade de alagamentos”, explica o pesquisador.
Vale ressaltar que, nesse momento, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura média de Fortaleza é de 27 °C, além de que são 1.600 milímetros de chuvas todos os anos. Se a previsão for confirmada, a temperatura chegará aos 31 °C e a precipitação, aos 2.224 mm.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik