Fiscalização resulta em apreensão de fósseis no interior do Ceará

Em Nova Olinda, no interior do Ceará, 17 fósseis foram apreendidos pela Polícia Militar durante uma fiscalização contra o tráfico desses materiais em pedreiras e minas da região.

Os fósseis apreendidos foram enviados ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri para estudos e futuramente para exposição.

17 fósseis apreendidos no interior do Ceará

Na última terça-feira, dia 25 de abril, a Polícia Militar de Nova Olinda, no interior do estado do Ceará, apreendeu 17 fósseis que seriam traficados em minas e pedreiras da região.

De acordo com o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), deste total, 15 são materiais de peixes, um de vegetal e o outro é possivelmente um pedaço de coluna de Pterossauro, animal que existiu na terra há milhões de anos e chegava a ter até 12 metros de envergadura.

A apreensão foi realizada durante uma fiscalização preventiva contra o tráfico ilegal de fósseis. Segundo o tenente do batalhão, essa ação é essencial para que novas gerações possam estudar os materiais e desenvolver a região.

Fósseis de dinossauro foram encontrados em São Paulo

Em dezembro de 2022, os fósseis de um dinossauro de pelo menos 80 milhões de anos foram encontrados por acaso durante a duplicação da BR-153, no quilômetro 85 na cidade de Mirassol, em São Paulo.

De acordo com os paleontólogos, os materiais encontrados são um pedaço do fêmur, uma vértebra da cauda e um dente de dinossauro. Os fósseis estavam a 10 metros de profundidade e foi preciso de 10 horas de serviço para extraí-los.

Os fósseis encontrados foram encaminhados para o Museu de Paleontologia Pedro Candolo no interior paulista para estudos e uma futura exposição.

De acordo com análises preliminares dos paleontólogos, os fósseis encontrados podem ser de um titanossauro que viveu na terra há 80 milhões de anos. 

Imagem: Divulgação / PMCE