Municípios do Ceará registram tremores de terra

 O estado do Ceará vem sendo atingido por tremores de terra desde o início deste ano. Só neste mês de abril, foram registrados mais de 4 pequenos terremotos em cidades cearenses.

O monitoramento está sendo realizado pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Até o momento, a maior parte dos tremores de terra não estão sendo sentidos pelos moradores dos municípios do Ceará.

Segundo o LabSis, no mês passado, em março, o nordeste registrou 26 tremores de terra. A região tem tendência a ter pequenos terremotos por estar localizada em cima de falhas geológicas.

Novos tremores de terra no Ceará

Na última segunda-feira, dia 24 de abril, dois municípios do Ceará registraram tremores de terra, segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os municípios que registraram o fenômeno foram Caridade, no interior do estado, e Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza. Ambos os eventos não foram sentidos pelos moradores das cidades.

Na terça-feira, dia 25 de abril, o LabSis identificou um tremor de terra em Tejuçuoca, no Ceará. O fenômeno aconteceu por volta das 19h26 com magnitude de 2.3 mR. Até o momento não houve relatos de moradores que sentiram o evento.

O LabSis segue monitorando os tremores de terra no Ceará e em toda a região Nordeste.

No mês de março, o Ceará registrou 6 tremores de terra. Além dele, outros estados do Nordeste registraram o fenômeno:

  • Bahia: 12 tremores de terra;
  • Sergipe: 3;
  • Pernambuco: 2;
  • Maranhão: 1;
  • Rio Grande do Norte: 1;
  • Alagoas: 1.

No histórico, o tremor de terra mais intenso na região Nordeste do Brasil foi em Caruaru, em Pernambuco. O fenômeno foi registrado em 20 de maio de 2006 às 1h20 e sua magnitude preliminar foi de 4.0 graus na escala Richter. 

Imagem: Reprodução / LabSis Laboratório Sismológico