Gestão de Redes Sociais: Novas Ferramentas de Comunicação para Médicos
Por que a gestão de redes sociais se tornou uma ferramenta de comunicação tão eficaz para médicos?
É bem simples: os pacientes buscam respostas para suas dúvidas, pedem informações sobre sintomas ou condições específicas, estejam ou não sofrendo.
Muitos procuram os médicos para fornecer essas respostas, onde um canal que permite esse nível de comunicação, como as redes sociais, é essencial em qualquer estratégia de marketing.
Acontece que essas mídias sociais precisam de tempo e um pouco de investimento.
Se esse for o seu caso, é preciso ser ativo, publicar regularmente um novo conteúdo e interagir com os pacientes ou quem se mostre interessado.
Além disso, fazer uma boa gestão de redes sociais pode ser uma excelente maneira de alcançar novos pacientes e trazer mais visibilidade, fazendo com que você se torne uma referência na sua especialidade.
Caso ainda esteja com dúvida e não faz ideia como começar, veja aqui o que exatamente uma gestão de redes sociais, por que vale a pena investir e muito mais!
O que é a gestão de redes sociais para médicos?
O ponto mais importante de uma gestão de redes sociais é ajudar os médicos a construir e solidificar sua imagem, e com isso, tornar-se mais conhecido.
Todos sabemos que as redes sociais estão em alta, não apenas para compartilhar fotos e vídeos, mas também para buscar informação.
E esses novos canais de comunicação permitem aos médicos desenvolver uma clientela, educar seus pacientes atuais e assim, criar uma relação de confiança entre médico/paciente.
Vale lembrar também que ao compartilhar regularmente novidades ou artigos nas redes sociais, você tem a possibilidade de construir uma audiência em torno da sua especialidade médica.
Por que os médicos devem fazer uma gestão de redes sociais?
Além de você poder atrair mais pacientes, você pode sim dar algumas dicas e conselhos para vários pacientes ao mesmo tempo.
É claro que não vai poder discutir problemas individuais de seus pacientes em um espaço público, mas você pode sim passar algumas informações de saúde.
Por exemplo, se muitos pacientes compartilham uma condição médica em comum, você poderia publicar um conteúdo tratando desse assunto.
Veja outras vantagens:
- Estar em contato com seus pacientes
- Alcançar mais pessoas e encontrar novos pacientes
- Poder transmitir seus conhecimentos
- Reforçar sua notoriedade
- Entrar em contato com outros profissionais de saúde
- Melhorar o posicionamento do seu site (se tiver)
- Compartilhar conteúdos pertinentes à sua área de atuação
- Fidelizar seus clientes
Então, se por um acaso você, que é médico, ainda não está presente nas mídias sociais, vale a pena começar a pensar na ideia.
Como a comunicação nas redes sociais ajuda os médicos?
Sua prática médica se baseia em boas relações e os pacientes têm uma grande confiança em profissionais de saúde.
E a comunicação através das redes sociais para os médicos possibilita a construção de relações sadias com seus pacientes.
Além disso, você pode se utilizar de estratégias para fazer com que os pacientes entrem em contato com você mais facilmente.
E como as mídias sociais são acessadas por pessoas das mais diferentes faixas etárias, é um excelente meio de alcançar novos pacientes.
Os pacientes podem fazer perguntas, e você pode dar seu ponto de vista como um especialista, e assim, fortalecer ainda mais sua credibilidade e autoridade como médico.
Quais são as etapas de gestão de redes sociais para médicos?
Em primeiro lugar, tenha em mente que fazer a gestão de redes sociais é um processo contínuo, onde você deve dedicar bastante tempo e se esforçar ao máximo se quiser realmente aproveitar todas as vantagens.
Mas se o seu tempo for curto ou mesmo que não faz a mínima ideia do que fazer, o melhor é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, pois são profissionais capacitados para fazer todo esse trabalho para você.
Mesmo assim, veja as etapas para fazer a gestão de redes sociais:
1.Criar uma estratégia
O primeiro passo é criar uma estratégia, que deve englobar os canais que você quer utilizar, como utilizar, o que você poderá publicar e seus objetivos.
Uma ideia é ver o que outros profissionais médicos estão fazendo para que você faça melhor.
2.Escolher quais redes sociais usar
Na verdade, você vai definir sua estratégia com base nas redes sociais que vai querer usar.
Por exemplo, o Facebook e Instagram é onde estão seus principais pacientes. Dessa forma, é preciso fornecer a eles um conteúdo de qualidade e que agregue algum tipo de valor.
3.Promover seu perfil nas redes sociais
Saiba que um número crescente de pacientes utilizam a Internet para encontrar informações de saúde.
Mas isso não significa que eles começarão a seguir você imediatamente, afinal, eles não sabem que você está nas redes sociais.
Por isso que vale a pena ter um site ou usar a estratégia de e-mail marketing, para que seus pacientes sejam direcionados para suas redes sociais.
E, à medida que a visibilidade do seu perfil aumenta, sua rede de contatos aumentará também.
4.Compartilhe um conteúdo pertinente
De uns tempos para cá, as redes sociais se tornaram muito populares quando se trata de trocar informações de saúde.
Ao compartilhar conteúdos que respondam às dúvidas e necessidades médicas de seus pacientes, você tem a responsabilidade de ajudar as pessoas a se cuidarem.
Você pode publicar artigos feitos por você mesmo, mas vale a pena inserir conteúdos de outras fontes, como revistas médicas ou de saúde e ate dicas de onde encontrar produtos hospitalares para o tratamento em casa , pois isso gera mais credibilidade.
5.Acompanhar suas páginas regularmente
Esse é um dos maiores desafios na gestão de redes sociais: o tempo. Não é algo que você possa fazer no seu tempo livre.
É preciso fazer um acompanhamento regular, estar publicando novo conteúdo ou respondendo às perguntas de seus seguidores.
Obviamente, você é muito ocupado. Nesse caso, você deve delegar essa tarefa a um colaborador ou como já foi dito, a profissionais de marketing digital especialistas em gestão de redes sociais.
O mais importante aqui é que você enquanto médico reconheça que não tem como negligenciar o poder das redes sociais, isso é um fato!
E com certeza, vai se surpreender com os resultados!