Google Drive faz mudança repentina e afeta usuários

O Google Drive, em resumo, é uma plataforma de nuvem gratuita. Nela você pode salvar fotos, vídeos, documentos e acessar esses dados a partir de qualquer dispositivo. Além disso, ela facilita o compartilhamento de arquivos com outras pessoas.

A plataforma do Google, o Google Drive, disponibilizava para todos os usuários um limite de 15 GB de espaço gratuito. Caso o usuário quisesse um armazenamento maior, deveria assinar algum dos planos da empresa, a partir de R$ 28.

No entanto, recentemente o Google Drive teve uma mudança repentina. A empresa demorou algumas semanas para informarem aos usuários sobre o novo limite máximo de arquivos na nuvem.

Novo limite máximo de arquivos na nuvem do Google Drive

O Google Drive atualizou o limite máximo de arquivos na nuvem para 5 milhões de itens, incluindo pastas e documentos. Segundo a empresa, a atualização foi com o objetivo de garantir a confiabilidade e o desempenho do serviço.

Além disso, o Google informou que a atualização atingiu apenas alguns usuários e orienta a excluir arquivos caso a pessoa atinja o limite máximo de arquivos na nuvem.

Tudo começou quando alguns usuários estavam reclamando no Reddit de não conseguirem salvar mais arquivos dentro da nuvem do Google Drive.

De acordo com um usuário do Reddit, vários usuários começaram a receber a mensagem “Falha no upload” quando tentavam abrir uma nova pasta ou adicionar qualquer novo arquivo.

Os usuários exigiam uma resolução imediata, no entanto, o Google afirmou que não se tratava de um erro e sim uma atualização no limite máximo de itens que o usuário pode criar na nuvem.

A empresa não repassou a atualização por nenhuma documentação oficial, e os usuários foram surpreendidos com o limite máximo de 5 milhões de itens.

Dicas para aproveitar o armazenamento do Google Drive

Você pode seguir algumas dicas para evitar atingir o armazenamento máximo de R$ 5 milhões no Google Drive. Acompanhe!

  • Exclua arquivos grandes: você pode classificar a exibição por tamanho de arquivo e excluir 2 itens grandes ao invés de 10 pequenos, por exemplo;
  • Esvazie a lixeira: no Google Drive os itens ficam salvos na Lixeira da plataforma por 30 dias;
  • Exclua itens antigos que você não usa.

Imagem: ijeab / Freepik.com