Governo da Bahia anuncia 24 novos centros voltados à saúde mental
Na última terça-feira (12), o governo do estado da Bahia anunciou a intenção de construir mais 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento. As novas unidades previstas para serem criadas farão parte do Programa de Fortalecimento do SUS no estado da Bahia (PROSUS II).
Saiba mais detalhes a respeito do anúncio que foi realizado pela Secretaria da Saúde do estado.
A previsão é que os novos centros na Bahia sejam construídos apenas no ano que vem
De acordo com o governo da Bahia, a expectativa é que os 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento sejam construídos em 2024. As novas unidades deverão ser especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes.
A construção dos novos centros estará inserida no Programa de Fortalecimento do SUS no estado da Bahia (PROSUS II), que é elaborado pela Secretaria da Saúde do estado por meio de uma parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o governo do estado, entre os anos de 2019 e 2022, dez centros foram finalizados e entregues na primeira etapa do programa. As unidades são um reforço para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Bahia, que hoje conta com 327 centros em funcionamento.
Vale ressaltar que o atendimento aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial é realizado por demanda espontânea ou então mediante encaminhamento. Inicialmente, o problema de saúde pode ser identificado por uma unidade básica de saúde e depois encaminhado a uma unidade específica.
“Todo esse investimento faz parte de uma estratégia de podermos ampliar ainda mais o acesso do cidadão à assistência à saúde. Dentro da perspectiva de ampliação da rede, estamos preocupados também com as questões de saúde mental”, explica a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana.
Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!
Imagem: Divulgação/Sesab