IBGE revela notícia preocupante sobre a zona rural do Ceará
Um estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra um dado preocupante no Ceará.
Em 2022, apenas cerca de 9% das casas da zona rural do estado estavam conectadas à rede de esgoto. O número foi divulgado na última sexta-feira (16).
Saiba mais informações a seguir.
Rede de esgoto no Ceará
Apenas 9,1% das casas localizadas na zona rural cearense são ligadas à rede de esgoto. Os números são de 2022 e foram divulgados no último dia 16 na PNAD Contínua com os dados do IBGE.
Por outro lado, a área urbana do Ceará possui 63,8% de casas com esgotamento sanitário. Houve o aumento de 4,2 pontos percentuais entre 2019 e 2022 entre as residências que estão conectadas à rede coletora de esgoto.
Outros tipos de dados revelados sobre o assunto estão relacionados às fossas sépticas. 25,3% dos domicílios do estado não possuem a fossa ligada à rede geral. Isso representa mais de um quarto das casas.
Quanto aos dejetos de banheiros ou sanitários que têm como destino a fossa rudimentar, a vala, o rio, o lago, o mar, entre outros, 21,8% são utilizados pelos domicílios do Ceará.
Na zona rural, 39,1% dos domicílios têm a fossa séptica ligada à rede e 51,8% utilizam formas de escoamento alternativas, como valas, rios ou fossas rudimentares. Na área urbana, as taxas são 21,9% e 14,3%, respectivamente.
Quanto ao destino do lixo, 55,6% das casas da zona rural fazem a queima dos despejos na própria propriedade. 30,4% tem coleta direta pelo serviço de limpeza e 9,4% tem a coleta em caçamba de serviço de limpeza.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Reprodução/Freepik