Instituto Federal abre quase 1800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Pernambuco

Nesta segunda-feira (16), o Instituto Federal abriu 1.795 oportunidades em cursos técnicos gratuitos no estado de Pernambuco. Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro são algumas cidades contempladas. Os interessados deverão se inscrever através de um site, até novembro. Saiba mais detalhes a respeito das oportunidades disponíveis e veja como você pode se candidatar.

IF abre inscrições para cursos técnicos gratuitos no ano letivo de 2024

As quase 1.800 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano são para as cidades de Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. Os que estiverem interessados em uma das vagas deverão se inscrever pelo site até o dia 23 de novembro.

Vale ressaltar que o processo seletivo inclui dois editais, sendo um na modalidade médio integrado ao ensino técnico, com 950 vagas, e outro na modalidade subsequente (pós-médio), com 845 vagas disponíveis.

Na modalidade médio integrado ao ensino técnico, estão disponíveis os cursos de Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.

Já para o subsequente, as oportunidades ofertadas são para os cursos de Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EAD), Refrigeração e Climatização, Logística e Zootecnia.

Além disso, é válido pontuar que a seleção dos participantes será feita pela análise do histórico escolar. Para a modalidade integrada ao técnico, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos. Já no subsequente, de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do ensino médio.

Lembrando que, de acordo com os editais divulgados, a previsão é que os resultados sejam anunciados a partir do dia 22 de dezembro deste ano e as matrículas precisarão ser feitas em janeiro do ano que vem pelos que forem selecionados pelo Instituto Federal.

Imagem: Reprodução/Freepik