Maior açude do Ceará alcança 30% de reserva hídrica pela primeira vez em 9 anos
O maior açude do Ceará, o Castanhão, alcançou 30% de reserva hídrica pela primeira vez em 9 anos na última sexta-feira, dia 14 de abril.
O Açude Castanhão é o maior reservatório do estado do Ceará e a última vez que atingiu 30% de sua capacidade foi em outubro de 2014. Sua capacidade de armazenamento é de 6,7 bilhões de m³ de água e atualmente se encontra com 2,04 bilhões de m³.
Açude do Ceará ultrapassa 30% de reserva hídrica
Na última sexta-feira, dia 14, o Açude do Ceará, o Castanhão, atingiu seu melhor volume de capacidade dos últimos 9 anos.
O açude chegou a 30% da sua capacidade, ocupando cerca de 2,04 bilhões de metros cúbicos de água. O pior volume do Castanhão foi em 2018, quando estava com apenas 2,08%.
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Integração Nacional, o açude Castanhão é o maior reservatório público do Brasil, a sua barragem fica em Alto Santo. Suas águas são usadas para abastecimento urbano, irrigação, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.
O estado do Ceará possui atualmente uma reserva hídrica de aproximadamente 9 bilhões de m³, com 62 açudes sangrando que corresponde ao maior número dos últimos 12 anos, podendo ficar ainda maior em breve.
Responsáveis pelo volume do maior açude do Ceará
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as chuvas no Cariri foram essenciais para o aumento do volume no maior açude do Ceará.
A recarga do Castanhão depende da bacia do Salgado, que ficam a 200 quilômetros da região. Só em janeiro o acumulado de chuvas no Cariri foi de 194 milímetros.
As fortes precipitações de água em Milagres, Jati, Milagres, Brejo Santo, Abaiara, Porteiras e Barro são importantes para o volume do maior açude do Ceará.
Imagem: Reprodução / Cogerh