Mais de 182 mil pessoas da Bahia vivem sem banheiro em casa

De acordo com novos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 182 mil pessoas estão vivendo em domicílios sem banheiro, na Bahia. No entanto, a distribuição desses baianos acontece de maneira desigual pelo território.

Saiba mais detalhes a respeito dos dados do Censo divulgados pelo instituto.

IBGE identifica milhares de pessoas vivendo sem banheiro na Bahia

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022 relacionados às características dos domicílios. De acordo com a pesquisa, na Bahia, 182 mil pessoas estão vivendo sem banheiro em sua residência, uma proporção de 1,3%.

Além disso, a Bahia também se destaca como o segundo estado brasileiro com mais pessoas nessas condições, atrás somente do Maranhão. Apesar disso, a situação melhorou em todas as cidades do estado. No último Censo, em 2010, a proporção de pessoas vivendo sem banheiro era de 8,6%.

A pesquisa mostra ainda que há uma desigualdade na distribuição dessas pessoas pelo território, com maior presença em cidades do interior baiano. Enquanto em Salvador, apenas 0,02% da população vive nessa situação, em Pilão Arcado, por exemplo, 21,1% dos habitantes não conta com banheiro em casa.

Nesse sentido, o Instituto Trata Brasil, que desde 2007 publica estudos a respeito do saneamento básico no país, destacou as consequências dessa condição para as milhares de pessoas identificadas pelo IBGE. Segundo o órgão, jovens e idosos são os mais impactados e todos acabam ficando expostos a doenças.

“A carência de algo tão básico como o acesso ao banheiro nas residências compromete a saúde da população, principalmente em jovens e idosos. Isto é, uma vez que os habitantes ficam expostos a essa realidade precária se torna mais propício contrair doenças associadas à falta de saneamento”, pontua.

Imagem: Reprodução/Folhapress