Menos da metade da população do Pará tem acesso à água encanada; veja dados

De acordo com os novos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade da população do Pará tem acesso à água encanada. É uma das únicas unidades da federação em que o serviço não atende a maior parte da sua população.

Saiba mais detalhes.

IBGE identifica que menos da metade dos paraenses tem acesso à água encanada

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022 a respeito das características dos domicílios nacionais. Segundo a pesquisa, menos da metade da população paraense tem acesso garantido à rede geral de água encanada.

O estado, junto com Amapá e Rondônia, é o único do país em que esse serviço não é ofertado para a maior parte da população. No Pará, a proporção de pessoas que têm acesso à água encanada é de 48%. Apesar disso, o Censo ainda mostra que houve uma pequena melhora na situação, nos últimos 12 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, a oferta do serviço é menor nas regiões Norte e Nordeste do país. A proporção de pessoas vivendo sem água encanada é de 6,5% e 6%, respectivamente, muito maior do que a registrada em outras regiões, como Centro-Oeste (0,5%), Sudeste (0,4%) e Sul (0,2%).

Oferta de água no Brasil

Segundo os novos dados, São Paulo e Distrito Federal têm oferta de água encanada a uma grande parcela da população, com cobertura superior a 92%. A proporção é mais que o dobro da registrada no Amapá, por exemplo, que é de 43%. Apesar disso, o Censo identificou uma melhora em 23 estados.

Vale ressaltar que, nesta edição da pesquisa, o IBGE considerou qual era a principal forma de abastecimento de água do morador em meio a diversas opções indicadas por ele. Já no Censo de 2010, o recenseador registrava apenas a forma que se enquadrava primeiro na ordem relacionada.

Imagem: Reprodução/Freepik