‘Mês das Noivas’ no Pará? Saiba qual é
De acordo com uma pesquisa feita pelo DIPARIO através do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o mês de maio não é mais o mês das noivas no Pará.
Conforme o levantamento realizado, em 2022, o estado registrou 30.502 casamentos nos cartórios. Um aumento considerável comparado a 2021 com 27.563 e 2020 com 24.916. Confira quais foram os meses preferidos entre os noivos do Pará.
Novo mês das noivas no Pará
Maio era considerado o mês das noivas. Você sabe por quê? Vários fatores contribuíram para que ele levasse esse título, principalmente a estação do ano, o clima e até a religião.
Afinal, esse mês tem o clima mais agradável, com menor chances de chuvas para atrapalhar as festas. Além disso, no Brasil, maio cai no outono, um mês onde várias flores lindas florescem.
Sob a ótica da religião, o mês de maio é comemorado o Dia das Mães, que reforça a conexão do catolicismo com Maria, mãe de Jesus.
Porém, maio não é considerado o mês preferido entre os noivos do Pará. Isso, porque um levantamento feito pelo DIPARIO através do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) revelou outros momentos do ano na preferência dos paraenses.
Segundo o levantamento, em 2022 foram celebrados estes números de casamentos no cartório:
- Dezembro: 3.601;
- Junho: 3.233;
- Julho: 3.200;
- Setembro: 3.199;
- Maio: 2.811.
Com base em dados de 2022, podemos dizer que o “mês das noivas” no Pará é dezembro.
De acordo com dados da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), os casamentos homoafetivos aumentaram em 14 vezes nos últimos 10 anos no Pará.
São 51,6% de casamentos entre mulheres e 48,4% entre homens. Segundo os dados da Anoreg-PA, até abril de 2023 já foram realizados 1.435 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Pará.
Imagem: Reprodução/Freepik