Município no Ceará passará a cobrar uma taxa do lixo

Na última segunda-feira (30), o prefeito de um município cearense no norte do estado anunciou que a prefeitura começará a cobrar uma taxa do lixo. Segundo ele, sem essa cobrança, o município passa a não receber recursos federais. Vale ressaltar que ainda não há uma data definida para o início da cobrança. Saiba mais detalhes a respeito da novidade que foi anunciada pelo prefeito de cidade cearense.

Prefeitura de Sobral confirma a cobrança de uma taxa do lixo aos moradores

O município de Sobral, que fica localizado na região norte do estado do Ceará, anunciou que deve começar a cobrar uma taxa do lixo aos seus moradores. A confirmação foi feita pelo prefeito Ivo Gomes (PDT), na última segunda-feira (30).

Vale ressaltar que, de acordo com o chefe do Executivo, a cobrança do imposto é importante para que a cidade possa receber verbas da União. “Não temos escolha. Se não cobrarmos, não receberemos mais recursos federais”, explicou em uma de suas redes sociais.

Além disso, também é válido pontuar que a confirmação do prefeito do município aconteceu logo depois que foi questionado a respeito da criação de uma nova ferramenta que tenha como principal objetivo responder a perguntas no seu próprio perfil do Instagram.

No entanto, apesar da confirmação da cobrança da nova taxa, Ivo não anunciou mais nenhum detalhe a respeito da novidade, como, por exemplo, quando deve começar e de que forma o imposto será coletado pela Prefeitura de Sobral. Vale destacar que o tributo é obrigatório e cobrado, geralmente, junto ao IPTU.

Lembrando que a capital Fortaleza foi a primeira cidade do estado nordestino a dar início a essa cobrança. No município mais populoso, a proposta havia sido enviada para a Câmara Municipal pelo prefeito José Sarto (PDT) no mês de dezembro do ano passado.

Imagem: Reprodução/Freepik