Nubank faz bloqueio de recurso de captura de tela em dispositivos Android

Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários, a empresa Nubank anunciou, no dia 24 de março, o bloqueio do recurso de captura de tela em celulares Android.

Pode parecer algo inédito, porém várias empresas e marcas fazem esse tipo de bloqueio para aumentar a segurança e privacidade dos usuários. Os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, por exemplo, já possuem sistemas similares a este.

Bloqueio de recurso de captura de tela em celulares Android

O banco Nubank anunciou o bloqueio de recursos de tela em dispositivos Android, com a justificativa de proteger os usuários da invasão de terceiros e evitar o envio de informações sensíveis como saldo, senhas de acesso e contatos recentes.

Além disso, o aplicativo vai prevenir que vírus e malwares registrem os conteúdos de captura de tela dos celulares. Afinal, essa é uma prática muito comum realizada para roubar informações.

A empresa recomenda que seus clientes excluam da galeria de fotos qualquer captura de tela que tenha informações bancárias ou dados pessoais.

Bloqueio de captura de tela e comprovantes Nubank

Talvez você esteja se perguntando como enviar comprovantes de transações bancárias aos seus contatos sem o recurso de captura de tela. Essa é uma prática comum aos usuários, no entanto, o aplicativo Nubank possui uma ferramenta nativa com essa função.

Para gerar comprovantes você deve:

  1. Ao final da transação clique no botão “Abrir / Enviar comprovante”;
  2. Na parte superior da tela, clique no ícone de compartilhar;
  3. Selecione a forma desejada: aplicativos de mensagem, nuvem ou e-mail;
  4. Siga o passo a passo do aplicativo e envie!

Falhas em segurança na Nubank

Apesar da novidade do bloqueio de captura de tela em celulares Android, a empresa Nubank vem sendo acusada de falhas em segurança. Várias pessoas têm relatado nas redes sociais casos de transferências de dinheiro feita por terceiros em suas contas.

O banco Nubank ainda não se manifestou sobre o caso e trata de cada situação de forma individualizada.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa área “Conta digital” e acompanhe as novidades.

Imagem: jpcomp / freepik.com