Novo RG poderá estar disponível no Ceará em janeiro de 2024; confira
O Governo do Ceará anunciou que começa a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade em janeiro do ano que vem. Essa é a data definida pelo governo federal para que o novo RG seja emitido em todo o país. Vale ressaltar que a carteira deve reunir diversos dados, sendo, portanto, mais prática e segura.
Saiba mais detalhes a respeito do novo documento.
Ceará começa a emitir a nova identidade em janeiro de 2024
O governo federal determinou o dia 11 de janeiro do ano que vem como a data limite para o início da emissão da nova Carteira Nacional de Identidade em todo o país. Sendo assim, o Ceará e outros 13 estados começarão o processo. Já os outros estados e o Distrito Federal já deram início à emissão.
No Ceará, a responsabilidade de todo esse processo é da Polícia Forense, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). Segundo os órgãos, o estado se encontra em uma fase de transição. Vale ressaltar que essa é a segunda vez que o prazo é prorrogado pelo governo federal.
“O estado do Ceará faz parte de um projeto piloto e segue em fase de testes do novo documento. Por fim, informamos ainda que os documentos de identidade atuais têm uma data de validade de 10 anos a contar da data de emissão do documento”, ressaltou a Polícia Forense.
Lembrando que a nova Carteira de Identidade Nacional utilizará o número do CPF como único e suficiente para a identificação dos cidadãos brasileiros em todo o território. Além da praticidade com a inserção de diversos dados em um mesmo local, o novo documento também promete ser mais seguro.
Aqueles que tiverem interesse em emitir sua nova identidade deverão procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
Imagem: Reprodução/Ricardo Wolffembüttel