Pará lidera ranking de contratação de jovens aprendizes na Região Norte; confira

De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Pará é o estado da região Norte com o maior número de contratações de jovens aprendizes neste ano, atrás apenas do Amazonas. O setor da economia que mais se destaca na admissão de jovens é o de serviços.

Saiba mais detalhes sobre o levantamento e veja quais são os setores da economia em destaque.

Estado do Pará se destaca no Norte pela contratação de jovens aprendizes

Na última segunda-feira (6), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos divulgou um novo estudo com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. No ano de 2023, o Pará é o estado da região Norte com a maior quantidade de contratações de jovens aprendizes.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram registradas 8.983 contratações formais de jovens aprendizes no território paraense. Segundo o estudo do departamento, a maior parte dos profissionais é do sexo masculino, cerca de 50,1% (4.501 jovens). Já os outros 49,9% (4.482 jovens) são do sexo feminino.

Já em relação à região Norte do país, foram registradas 23.184 contratações formais de jovens aprendizes no período analisado. Depois do estado do Pará, está o Amazonas, com 27,3% (6.321 jovens) do total de admissões, e também Rondônia, com 13,9% (3.216 jovens) das contratações realizadas em toda a região.

Principais setores em crescimento no Pará

Apesar da contribuição de diversos setores da economia do Pará, o de serviços foi o principal destaque do balanço, concentrando 33,1% de todas as contratações do estado. Logo em seguida, estão os setores do comércio, com 30,7%, e da indústria, com 20,0%. Juntos, concentram 85,0% das admissões.

Outros setores da economia paraense em destaque são construção, com 12,1% dos registros (1.084 jovens), e a agropecuária, com 2,4% das contratações (219 jovens).

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik