Pará irá receber exércitos do EUA e Brasil para treinamento
Nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União, foi publicado um decreto determinando um treinamento entre os exércitos brasileiro e americano no Pará. O processo começa ainda em outubro e terá duração de quase um mês. Em solo brasileiro, quatro municípios serão utilizados pelos militares.
Saiba mais detalhes a respeito do exercício conjunto entre os dois países e que acontecerá pela primeira vez na Amazônia Oriental.
Exércitos brasileiro e americano realizarão treinamento no Pará
A autorização desse treino militar foi publicada nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial de União. A ação tem previsão de começar no dia 24 de outubro e seguir por quase um mês, até o dia 20 de novembro. Além dos militares do Exército Brasileiro, o treinamento também terá a presença dos Estados Unidos.
A expectativa é que o treino militar aconteça nas cidades de Macapá, Ferreira Gomes e Oiapoque, no norte do Amapá, além de Belém, capital do estado do Pará. O treinamento contará com a presença de 294 militares norte-americanos, além de armamentos, acessórios e outros dispositivos.
Em tradução livre, a ação que será realizada é chamada de “Operação Combinada e Exercícios de Rotação” e é composta por uma série de desafios que tem como objetivo estimular troca de conhecimentos, técnicas e procedimentos de defesa. É a estreia do exercício na Amazônia Oriental.
Além disso, esse treinamento militar acontece por meio do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, entre o governo brasileiro e dos Estados Unidos, que foi promulgado no ano de 2015 pela então presidenta Dilma Roussef.
Por outro lado, o decreto de autorização do exercício para começar ainda neste mês foi assinado pelo atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e também pelo seu ministro da Defesa, José Múcio.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Sérgio Lima