Pará registrou abertura de quase 72 mil novas empresas em 2023; saiba mais
De acordo com o painel Mapa de Empresas do governo federal, até o mês de novembro de 2023, o Estado do Pará abriu mais de 71 mil novas empresas. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o número representa uma leve queda. Já o número de empresas fechadas registrou alta.
Saiba mais detalhes.
Em 2023, número de empresas abertas no Pará diminuiu
Segundo dados recentes do painel Mapa de Empresas do governo federal, no Pará, foram abertas 71,9 mil novas empresas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado. Em relação ao mesmo período de 2022, foi registrada uma redução de 5% na quantidade de negócios abertos no estado.
Além disso, o levantamento também identificou um aumento no número de empresas fechadas neste mesmo período de 2023. De acordo com o mapa, foram 36,9 mil negócios encerrados, ante 27,2 mil no ano anterior, o que representa um crescimento de 33,4%. Em relação ao Brasil, o resultado é parecido.
Nos 11 primeiro meses de 2023, foram fechadas 1,98 milhão de empresas em todo o país, ante 1,56 milhão no mesmo período do ano anterior. Ou seja, houve uma alta de 26,79%. Já em relação ao número de novos negócios no Brasil, o levantamento identificou uma leve alta, com 3,64 milhões de empresas.
Quanto ao caso do Pará, o contador André Charone explica que uma das causas para a queda de novas empresas no último ano é a pandemia e a recuperação lenta da economia. “Temos que lembrar também que foi um ano de mudança de governo a nível federal, que sempre causa uma certa instabilidade”, disse.
Além disso, segundo o contador, as mudanças econômicas de 2023, como “mais gastos públicos, maior tributação, a volta de alguns tributos que haviam sido eliminados” acabam influenciando esse cenário.
Imagem: Reprodução/Freepik