Pará vai enfrentar calor de 50 °C por 6 meses? Saiba mais

De acordo com uma nova pesquisa, os moradores da cidade de Belém, no estado do Pará, precisarão se adaptar a uma drástica mudança climática. Segundo a previsão feita por uma ONG em parceria com um jornal americano, a capital paraense terá seis meses consecutivos de intenso calor por volta de 2050.

Saiba mais detalhes sobre os resultados da pesquisa.

Levantamento prevê calor intenso por seis meses em Belém no ano de 2050

Segundo uma nova pesquisa realizada pela ONG Carbon Plan, da Califórnia, e o jornal americano The Washington Post, a cidade de Belém, no Pará, deverá passar por 222 dias consecutivos de intenso calor por volta do ano de 2050. O período representa um aumento de 344% em dias de altas temperaturas.

Nos dias atuais, a capital paraense possui, por ano, 50 dias de intenso calor, ou seja, aquele que oferece riscos à vida da população. Vale ressaltar que Belém é a única que aparece em destaque na pesquisa, ao lado de Pekambaru, na Indonésia, Phoenix, nos Estados Unidos, além de Dubai, nos Emirados Árabes.

Alerta dos cientistas para as mudanças climáticas deste século

Vale pontuar que os cientistas estão prevendo que, até a metade do século 21, por volta de cinco bilhões de pessoas estarão expostas a no mínimo um mês com temperaturas perigosas e até mesmo mortais. No início dos anos 2000, esse número era de dois bilhões, o que preocupa autoridades de todo o planeta.

Além disso, também estão previstas mortes em grupos mais frágeis, como idosos e crianças, por causa da intensificação do calor ao longo de todo o globo. Atualmente, o limite de temperatura suportada pelos seres humanos é de 32 °C, o que é equivalente a cerca de 48 °C de sensação térmica sentida na pele.

Isso significa que apenas 15 minutos de atividades ao ar livre poderão causar o superaquecimento do corpo e eventual morte.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik