Pará vai proibir armas de brinquedo no estado
Um projeto de lei prevê proibir a fabricação, venda e comercialização de armas de fogo e armas brancas de brinquedos no estado do Pará. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do estado. Deputados têm visões contrárias em relação à proibição desse tipo de item.
Saiba mais detalhes a respeito do projeto aprovado.
Aprovado projeto que impede venda de armas de brinquedo no estado do Pará
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou um projeto de lei que determina que fica proibida a fabricação, venda e também a comercialização de armas de fogo e armas brancas de brinquedos em todo o território paraense.
A proposta, aprovada na quarta-feira (22), é de autoria do deputado Dirceu Ten Caten (PT), que alegou que as armas de brinquedo têm sido usadas como instrumentos de crimes e para intimidar pessoas. “Não estou falando de revólver com jato de água, nem pistolas de bolinha, mas armas que sejam réplicas”, diz.
Por outro lado, Wesley Tomaz (Avante) e Neil Duarte (PL) foram os deputados contrários ao projeto de lei aprovado. “Não é dever da Casa determinar o tipo de brinquedo que uma criança deve ter, essa decisão cabe aos pais. Arma de brinquedo para criança eu sempre dei para os meus filhos”, ressaltou Tomaz.
Vale ressaltar que, durante as discussões, o parlamentar do PL sugeriu a troca da palavra “brinquedo” por “réplica”. “A palavra brinquedo vai generalizar todo tipo de brinquedo, por isso seria importante mudar”, disse Duarte.
Assembleia votou ainda vetos a outros projetos em discussão na Casa
Também nesta quarta-feira (22), foram votados os vetos de outros três projetos aprovados na Assembleia Legislativa. Um deles é relacionado com a obrigatoriedade do fornecimento de vagas de bolsas de estudos integrais em escolas da rede privada para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Imagem: Reprodução/Freepik