Passe livre estudantil: confira como funciona e quem pode solicitar o benefício aprovado em Fortaleza

Na última quarta-feira (8), o projeto de lei que determina o passe livre estudantil na capital do Ceará foi aprovado pela Câmara Municipal. A iniciativa prevê que cada estudante terá duas passagens gratuitas por dia útil. De acordo com o prefeito da cidade, a expectativa é pela emissão 340 mil carteiras de estudante. Saiba mais detalhes a respeito da votação e veja como será seu funcionamento.

Passe livre estudantil é aprovado pela Câmara de Fortaleza

Nessa última quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Fortaleza, capital do estado do Ceará, aprovou o projeto de lei que determina o passe livre estudantil. A iniciativa foi proposta e enviada pela prefeitura ao Legislativo e passou por unanimidade entre os 40 vereadores que estavam presentes na sessão do dia.

“É uma ótima notícia para a família, porque os pais vão economizar esse recurso que iriam gastar com a passagem estudantil. É uma conquista histórica para todos os estudantes de Fortaleza”, disse o prefeito da capital.

Vale ressaltar que a proposta é que cada estudante tenha direito a duas passagens gratuitas por dia útil, desde que possua a carteirinha de estudante, documento vinculado ao Bilhete Único. Além disso, será possível realizar integração em vários ônibus com apenas uma passagem dentro do período de 2 horas.

Lembrando que, depois de utilizar as duas passagens a que tem direito por dia, o aluno será cobrado com a tarifa de estudantes, de R$ 1,50, caso venha a usar novamente a sua carteirinha. De acordo com o prefeito, os créditos serão depositados tanto para alunos da rede estadual quanto do ensino privado.

A expectativa da Prefeitura de Fortaleza é emitir 340 mil carteirinhas de estudante, de modo a conseguir alcançar todos os seus portadores. A previsão é que o passe livre comece a funcionar ainda neste ano.

Imagem: Reprodução/Freepik