Praia da Bahia é eleita a melhor do Brasil
De acordo com um ranking divulgado pela CNN e pela Nude & Natural, revista especializada na comunidade naturista, a praia de Massarandupió, que fica localizada a 93 km de Salvador, foi reconhecida como uma das 20 melhores praias de nudismo de todo o mundo.
No ranking, a praia ganhou destaque por superar a famosa “fila de biquínis de Copacabana” quando se trata de “exposição de pele”. Ela também foi elogiada pelas excelentes ondas que atraem surfistas para a região e pelas deslumbrantes dunas de areia que encantam os naturistas.
Além disso, a praia baiana também foi incluída no livro “The World’s Best Nude Beaches & Resorts”, que avaliou mil destinos em 50 países. O ranking destaca outras praias famosas em todo o mundo que são conhecidas por serem destinos nudistas, como Chihuahua, no Uruguai, e Spiaggia di Guvano, na Itália. Saiba mais!
A lista
- Chihuahua, Uruguai;
- Nida, Lituânia;
- Little Palm Beach, Nova Zelândia;
- Nugal, Croácia;
- Moshup Beach, Haulover Beach Park, Black’s Beach e Little Beach, Havaí;
- Lady Bay Beach, Austrália;
- Buhne 16, Alemanha;
- Wreck Beach, Canadá;
- Red Beach, Grécia;
- Anse de Grande Saline, St. Barts;
- Platja des Cavallet, Espanha;
- Cap d’Agde, França;
- Mpenjati Beach, África do Sul;
- Playa Zipolite, México;
- Metsoke Dragot, Israel;
- Spiaggia di Guvano, Itália.
Massarandupió
Embora seja permitido tomar banho em toda a área, o nudismo é regulamentado apenas em uma faixa de 2 km, sendo proibido ficar nu em outras partes da praia. O descumprimento dessa norma pode ser considerado um ato obsceno e resultar em detenção.
É permitida a prática do naturismo em qualquer horário e durante todos os dias do ano. Para preservar a privacidade dos frequentadores, a Prefeitura proibiu a construção de qualquer empreendimento a menos de 300 metros da área naturista.
Para chegar a Massarandupió, os visitantes devem fazer uma viagem de aproximadamente duas horas de carro saindo de Salvador. Em seguida, é necessário percorrer cerca de um quilômetro a pé a partir do estacionamento até a entrada da praia, que é cercada por exuberantes palmeiras e coqueiros.
A reserva naturista foi criada pelo Decreto Municipal nº1.571, de 28 de julho de 1999, e seus critérios de permissão e proibição são estabelecidos pela Lei Nº. 164/2018, de 02 de abril de 2018, que regulamenta a prática de naturismo na Praia das Dunas. A administração da área é responsabilidade da Associação Massarandupiana de Naturismo e as regras de conduta estão definidas na Lei de 2018.
Imagem: Reprodução/Otosection