Professores de Pernambuco farão paralisação no dia 11 de abril

No último dia 28, os professores de Pernambuco aprovaram em uma Assembleia Geral, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira.

A paralisação acontecerá no dia 11 de abril e as atividades nos postos de trabalho da educação e nas escolas estaduais estarão suspensas. Entenda!

Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira

No próximo dia 11 de abril, terça-feira, os professores de Pernambuco vão interromper suas atividades como forma de protesto, devido a um embate com o governo do estado, que não deu um retorno sobre o reajuste de 14,95% do piso de magistério para todos os profissionais da Secretaria da Educação.

Esta questão do piso na carreira é uma das principais reivindicações dos professores de Pernambuco, pois atualmente o estado está pagando um valor inferior ao determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os professores de Pernambuco recebem R$ 3.900 mensalmente, enquanto o valor definido pelo governo é de R$ 4.420,55, com 40 horas semanais de trabalho.

O último reajuste do piso salarial dos professores foi realizado em 2022, que resultou em um aumento de 14,95%. A Confederação Nacional dos Municípios não concorda com a legalidade do valor e orientou as prefeituras das cidades a não pagarem.

Segundo o governo estadual e a direção do Sintepe, o processo está em fase de negociação e já aconteceram duas rodadas. A paralisação no dia 11 de abril será na véspera de mais uma rodada.

Agenda de Luta aprovada na Assembleia Geral dos professores de Pernambuco

Como visto, no dia 11 de abril será o Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso com Repercussão na Carreira. No entanto, também há outras pautas em discussão. Confira os eventos das próximas datas:

  • 12 de abril: discussão sobre a Revogação do Novo Ensino Médio;
  • 12 de abril: negociação entre Secretaria de Administração e Secretaria da Educação;
  • 14 de abril: Assembleia Geral às 14 horas, com local não definido;
  • 18 de abril: Plenária dos profissionais sobre o PCCV às 09 horas, no Auditório do Sintepe;
  • 19 de abril: Plenária sobre a educação inclusiva às 18h, no Auditório do Sintepe.

Imagem: Reprodução / Secretaria da Educação de Pernambuco