Programa do governo deve dar acesso à banda larga para quase 5 mil escolas da Bahia
Na última terça-feira (26), o governo federal anunciou que levará banda larga para quase 5 mil colégios no estado da Bahia. Se cumprir o seu objetivo, o programa garantirá acesso à internet em 36% das escolas públicas de educação básica do estado. Hoje, isso já acontece em mais de 8 mil colégios baianos. Saiba mais detalhes a respeito do anúncio da terça-feira.
Governo federal deve dar acesso a banda larga por meio do Escolas Conectadas
Até o ano de 2026, a expectativa do governo é levar acesso a banda larga para 4.815 colégios da Bahia, ou seja, 36% das 13.339 escolas públicas de educação básica do estado. Atualmente, a internet rápida já está disponível para estudantes de 8.524 colégios baianos.
Segundo o governo federal, a meta estipulada é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps para cada estudante do estado. Nesse sentido, vale ressaltar que, em todo o território baiano, são aproximadamente 2,8 milhões alunos matriculados na educação básica.
Além disso, atualmente, 1.120 colégios da Bahia têm velocidade de internet monitorada e adequada; 3.465, velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente; e outros 8.754 não possuem qualquer tipo de monitoramento. Em vista disso, um dos desafios do programa será garantir conexão pelo Wi-Fi.
Lembrando que, no caso das escolas que não têm acesso a energia elétrica ou apenas por meio de gerador fóssil (são 114 unidades no estado), essa conexão será possibilitada junto à rede pública de energia ou através de geradores do tipo fotovoltaico.
No âmbito do programa Escolas Conectadas, o governo federal está destinando R$ 8,8 bilhões em investimentos, sendo que R$ 6,5 bilhões são do eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa implantar internet e rede interna nas escolas.
Imagem: Reprodução/Prefeitura de Salvador