Ranking revela cidades do Ceará que mais produzem energia
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a cidade de São Gonçalo do Amarante, conhecida pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém, é a que produz mais energia no estado do Ceará. Já Trairi, o segundo município em produção, é o que conta com o maior número de usinas em funcionamento.
Saiba mais detalhes.
São Gonçalo do Amarante é cidade que mais produz energia no Ceará
Segundo o Sistema de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica, o município cearense de São Gonçalo do Amarante é o que mais produz energia no estado, com 1.389 MW de potência fiscalizada. Assim, a cidade é responsável pela produção de 25,42% da energia do Ceará.
Logo em seguida, vem Trairi, com 869,4 MW de potência fiscalizada, Caucaia, com 747,6 MW de potência, Itarema, com 285,3 MW, e Aracati, com 276,4 MW. Vale ressaltar que, situada a 60 km da capital cearense, São Gonçalo do Amarante é uma cidade reconhecida pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Além disso, também vale ressaltar que o município, com 10 empreendimentos instalados, é capaz de produzir 1,3 GW de eletricidade. Ademais, entre as 32 cidades cearenses produtoras de energia, São Gonçalo do Amarante é a única com geração a partir de três matrizes distintas (térmica, eólica e solar).
Em meio à necessidade da realização da transição energética, as energias solar e eólica são as que mais estão crescendo no estado. Juntas, ambas as matrizes são responsáveis por 135 usinas em funcionamento no Ceará, o que representa 81,8% do total. E a cidade de Trairi conta com o maior número de usinas.
Já em relação à capital Fortaleza, são 12 empreendimentos produzindo energia, com potência outorgada de 21 MW. Vale ressaltar que a maior parte das usinas é movida a diesel e somente uma delas é eólica.
Imagem: Reprodução/Freepik