Rede de supermercados da Bahia é condenada a pagar R$ 20 milhões de indenização
Na última terça-feira (19), a Defensoria Pública da União (DPU) anunciou que uma rede de supermercados da Bahia deverá pagar uma indenização milionária por causa da morte de dois jovens negros. O caso aconteceu em 2021, quando a dupla foi torturada e morta por facção após furtar carne do supermercado.
Saiba mais detalhes sobre o caso e veja o que mais a empresa precisará fazer.
Além da indenização, a rede de supermercados deverá adotar medidas de combate ao racismo
A rede de supermercados Atakarejo foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 milhões por causa do assassinato de dois jovens negros. O valor foi determinado através da homologação de um acordo judicial, que foi assinado na última segunda-feira (18) pela companhia e outras instituições envolvidas.
O valor milionário será pago em 36 parcelas fixas, sendo que o primeiro pagamento será realizado em outubro. A quantia deverá ser destinada ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente, que custeará medidas de combate ao racismo.
Lembrando que, de acordo com a Defensoria Pública da União, o acordo assinado não suspende demais processos contra a empresa, como as indenizações para as famílias das duas vítimas.
Além disso, vale ressaltar que, além da indenização, a rede de supermercados também deverá adotar ações de combate ao racismo, como, por exemplo, ampliando o número de funcionários negros, mantendo um canal de denúncias e não contratando seguranças condenados por crimes praticados com violência.
Relembre o caso
O caso aconteceu em 2021, quando dois jovens negros, um de 29 e outro de 19 anos, foram torturados e mortos por membros de uma facção criminosa da região. A dupla foi flagrada furtando carne de uma das unidades da rede de supermercados Atakarejo e foi entregue aos traficantes pelos seguranças do estabelecimento. As duas vítimas foram encontradas mortas dentro de um carro.
Pela “lei do tráfico”, não são permitidos crimes na região para não chamar a atenção da polícia, sendo essa a justificativa para o ocorrido.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Shutterstock.com