Réveillon na Bahia: Procura por imóveis dobra no estado; veja locais mais buscados
A procura por imóveis localizados em pontos turísticos da Bahia é mais acentuada durante a alta temporada, especialmente para as festas de fim de ano. Esse aumento em relação ao ano de 2022 foi de 100%, conforme apontam pesquisas realizadas com corretores e empresários do setor imobiliário.
A maior demanda foi observada no Litoral Norte, incluindo locais como Barra do Jacuípe, Jauá, Guarajuba, Praia do Forte e nos bairros de Stella Maris e Barra, em Salvador. Com vistas ao réveillon, a corretora Mila Oliveira destacou que conseguiu locação para 70% dos 22 imóveis que administra. Ela ainda comentou sobre o aumento de 100% na busca por aluguéis em 2023, comparado ao ano anterior.
Porque o Público procura pela locação de imóveis na alta temporada?
Mila explicou que o público começa a planejar suas férias de verão um pouco antes do tempo, em outubro, ainda na primavera. Além disso, informou que ainda possui unidades disponíveis em Stella Maris, Barra do Jacuípe e Arembepe para quem ainda deseja celebrar a virada de ano na região.
Indagada sobre o aumento nos valores dos aluguéis, Mila respondeu: “Quando há um de aumento em geral, tem variação no aluguel também”. Além disso, ela salienta que alguns proprietários possuem uma política de precificação baseada na demanda de mercado.
Foi observado também que o aumento na busca por aluguel de temporada não tem sido percebido apenas por corretores de imóveis, mas também por empresários do setor. Um dos exemplos é Edna Campos, proprietária da empresa de aluguel de imóveis para temporada Village Acapulco, que possui seis villages para locação em Itacimirim. Ela relatou que o comportamento dos clientes permanece o mesmo, com muitos deixando para alugar em cima da hora.
Como o sócio da empresa de aluguel temporário ‘Beehost Aluguel por Temporada’, Axel Augusto Hegouet, aponta, a procura por acomodações para a festa de fim de ano se intensifica a partir de outubro, mas a grande maioria das reservas ocorre apenas no mês de dezembro.
A situação não é diferente no Litoral Sul da Bahia. O empresário Gustavo Haueisen, que trabalha com aluguel de imóveis em Caraíva, na cidade de Porto Seguro, registrou um aumento de mais de 30% na demanda em comparação ao ano passado.