São João teve bons resultados em Pernambuco? Veja balanço anunciado pelo governo
Recentemente, o governo de Pernambuco divulgou o balanço do São João deste ano, destacando que a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas garantiram segurança e tranquilidade aos pernambucanos e aos turistas que aproveitaram as festividades juninas em todo o estado até o último domingo (2).
A avaliação da operação foi considerada positiva, uma vez que não houve ocorrências graves, apesar da grande presença de público nos eventos em todo o estado. Destacam-se as cidades de Jaboatão, Recife e Caruaru por terem o maior número de polos juninos, tanto públicos quanto privados.
As forças de segurança pública reforçaram o policiamento em todos os polos oficiais, durante um mês inteiro, assegurando um clima de paz e alegria característico do São João. Esse sucesso se dá, em grande parte, ao cuidadoso planejamento, à estratégia bem elaborada e à mobilidade eficiente. Confira!
Segurança
No mês de junho, houve um total de 1.333 ocorrências registradas tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil em 90 dos 1.076 polos oficiais, o que representa aproximadamente 12,43%. Durante a véspera e o dia de São João, em 23 e 24 de junho, foram contabilizadas 184 ocorrências.
Caruaru, reconhecida pela maior celebração de São João no estado, registrou um total de 691 ocorrências ao longo de todo o mês de junho, das quais 66 ocorreram nos dias 23 e 24. Os finais de semana foram períodos com maior incidência de ocorrências e a noite foi o turno com maior número de delitos, representando 49% dos casos.
Dentre os tipos de registros, o furto se destacou, totalizando 1.093 casos. Essa incidência se deve ao fato de que locais com aglomeração de pessoas oferecem maior potencial e favorecimento para esse tipo de crime. Além dos furtos, foram registrados 69 casos de entorpecentes, 42 casos de desacato e 28 de roubo.
72 dias de festa
Na última quarta-feira, o balanço do São João deste ano em Caruaru mostrou que a cidade quebrou recordes de público, atrações, duração e movimentação financeira.
Durante 65 dias, a economia da cidade foi impulsionada com um montante superior a R$ 620 milhões. Além disso, a geração de empregos ultrapassou a média e resultou em mais de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Diante desses resultados, o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou que a programação do próximo São João terá a duração de 72 dias. A festa ocorrerá entre 19 de abril e 29 de junho.
Imagem: Reprodução/Metrópoles