Sinal 5G pode ser implantado em Belém em breve; saiba mais

Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Belém anunciou o desenvolvimento de uma plataforma para licenciamentos que poderá possibilitar a chegada do sinal 5G para a capital do Pará. Desde outubro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações liberou sua ativação em capitais da Região Norte.

Saiba mais detalhes a respeito da instalação da tecnologia que poderá facilitar a vida dos moradores da capital.

Prefeitura de Belém tem a expectativa de implantar sinal 5G em breve

Segundo o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), Antônio Paracampo, essa plataforma possibilitará que os licenciamentos sejam feitos por companhias da forma mais ágil e transparente possível. Inicialmente, atenderá as secretarias municipais envolvidas com o projeto.

A primeira etapa do processo tem o objetivo de viabilizar a implantação do Decreto Municipal, responsável pela regulamentação das Estações Transmissoras de Radiocomunicação. Vale ressaltar que o projeto de lei que regulamenta o 5G na capital do estado foi aprovado em novembro do ano passado.

Também é válido frisar que, de acordo com a prefeitura, o decreto de instalação das Estações Transmissoras de Radiocomunicação para as antenas de sinal 5G deve ser lançado em breve. O intuito do documento será definir os procedimentos operacionais e trâmites para que as companhias possam entrar no processo.

“O uso da plataforma de licenciamento para a instalação representa um avanço da Prefeitura de Belém, pois é um processo todo on-line, que vai possibilitar o 5G, viabilizando esta tecnologia, que tanto os munícipes necessitam, fundamental para a comunicação da população e de empresas”, explica Lima.

Lembrando que a previsão é que o projeto possa tornar o processo de licenciamento mais ágil, seguro e com maior transparência. Além disso, é justo pontuar que, com a implementação da nova plataforma, as empresas deverão receber o licenciamento para instalação em, no máximo, 60 dias.

Imagem: Reprodução/Freepik