Temporal deixa mais de 800 desalojados em Pernambuco
As cidades mais atingidas pelo temporal em Pernambuco foram Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, neste final de semana, no dia 18 de março. A soma das mudanças climáticas e falta de infraestrutura deixaram mais de 800 pessoas desalojadas no estado.
As cidades de Pernambuco sofrem com as chuvas por conta de inundações, ao contrário da Região metropolitana do Recife, que sofre com deslizamentos.
Situação de emergência no estado de Pernambuco
Com as ruas alagadas e previsão de fortes chuvas, as regiões de Pernambuco sofrem com a mudança climática. As cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe foram as que registraram maiores volumes de chuva no último sábado. Veja os dados abaixo:
- Santa Cruz da Baixa Verde – 81,7 milímetros;
- Triunfo – 73,2 milímetros;
- São José do Belmonte – 70 milímetros.
As regiões sofrem, pois o número de loteamentos clandestinos e casas irregulares é alto. As pessoas acabam comprando terras mais baratas por questões financeiras e posteriormente perdem para as chuvas.
Um estudo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 8 mil casas estavam em locais de risco e atualmente podem existir pelo menos 320 mil.
Como ajudar o povo de Pernambuco
Pernambuco tem pelo menos 800 pessoas desalojadas que precisam de ajuda. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) está à frente de uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal.
As doações podem ser feitas na sede da TV Jornal Caruaru e na sede do SJCC, em Recife. Além disso, o Governo de Pernambuco afirmou que a Defesa Civil Estadual já encaminhou 200 colchões e 46 kits de limpeza para distribuir aos moradores afetados no último final de semana.