Theatro da Paz completa 146 anos: conheça o local que é um dos principais cartões postais de Belém
Nesta quinta-feira (15), o Theatro da Paz, o mais antigo da Amazônia e o maior da região Norte, completa 146 anos de existência. Com mais de 1 mil lugares, o espaço é um dos principais cartões postais de Belém, capital do Pará. Entre suas principais características, está o uso de ouro, cristais e madeiras nobres.
Saiba mais detalhes.
Theatro da Paz é considerado o mais antigo a ser construído na Amazônia
O Theatro da Paz foi projetado pelo engenheiro militar José Tibúrcio de Magalhães e fundado no ano de 1878, durante o Ciclo da Borracha, na capital paraense. Nesta quinta-feira (15), o espaço comemora 146 anos, sendo um dos principais cartões postais do Pará e o teatro mais antigo construído na Amazônia.
Inicialmente, seria chamado de Nossa Senhora da Paz, mas, uma vez que não havia qualquer referência à santa, optou-se por Theatro da Paz em referência ao fim da Guerra do Paraguai. Em seu palco, já houve apresentações de Carlos Gomes e também da russa Ana Pavlova, uma das maiores bailarinas da história.
O espaço conta com 1.100 lugares, acústica considerada perfeita para diversos artistas, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos tanto nas paredes quanto no teto, dezenas de obras de arte, gradis, além de outros elementos decorativos dos mais variados revestidos com folhas de ouro.
Vale destacar que, com a crise da economia da borracha, o teatro ficou abandonado e quase sem receber apresentações. Além disso, as restaurações não eram suficientes para o seu pleno funcionamento. Apesar disso, o espaço resistiu ao tempo e segue despertando a curiosidade de turistas de todos os estados.
Como parte das comemorações do aniversário, o teatro recebeu dois eventos: o lançamento de um livro e um espetáculo da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
Imagem: Reprodução/Agência Pará